quarta-feira, 9 de abril de 2014

Ginásio dos Salesianos recebe Missa dos “Santos Óleos”

                                                 Fonte: Secom

A Missa dos Santos Óleos na Arquidiocese de Niterói este ano acontecerá no Ginásio Dom Bosco, Colégio Salesianos em Santa Rosa às 19h30 do dia 15 de abril.

A missa dos Santos Óleos, segundo a liturgia da Igreja, é celebrada na quinta-feira santa pela manhã, antes da celebração da Santa Ceia. Em algumas (Arqui)dioceses esta celebração é antecipada para uma ocasião mais conveniente.

A dispensa é concedida tendo em vista as razões pastorais. Uma delas, que é o caso da Arquidiocese de Niterói, é a distância geográfica de algumas paróquias em relação à sede da Arquidiocese, dificulta a participação dos padres que já estão envolvidos com os rituais próprios da Semana Santa em suas paróquias e devem participar, ao mesmo tempo, da missa dos Santos Óleos na Arquidiocese.

Na missa dos Santos Óleos os padres da Arquidiocese, juntamente com o Arcebispo, renovam os compromissos sacerdotais.

A Missa da unidade ou dos “Santos Óleos” acontece na Quinta-feira Santa. A Missa da Unidade reúne em torno do (Arce)Bispo o clero da (Arqui)diocese (padres e diáconos) e todo o povo de Deus, ou ao menos uma boa representação das comunidades paroquiais que formam a (Arqui)diocese. Uma vez que esta missa caracteriza-se como uma grande ação de graças a Deus pela instituição do ministério sacerdotal na Igreja, nela, os padres presentes renovam as promessas sacerdotais.

Na Liturgia da Igreja evidencia-se três óleos: Óleo dos ENFERMOS, Óleo dos CATECÚMENOS e Óleo do Santo CRISMA. Os dois primeiros Santos Óleos são abençoados, e o terceiro é consagrado pelo (Arce)Bispo com todo o seu presbitério na Quinta-feira Santa pela manhã (ou outro dia pastoralmente propício).

Nenhum comentário:

Postar um comentário