segunda-feira, 14 de abril de 2014

Semana Santa 2014: Tempo de caminhar com o Senhor

Fonte: Arq. RJ
A Semana Santa é para os cristãos a semana mais importante do ano, chamada “Semana Maior”. Ela oferece a oportunidade do católico imergir nos acontecimentos centrais da redenção, de reviver o mistério pascal, o grande mistério da fé.

O que é viver a Semana Santa? O que significa seguir Jesus em seu caminho no Calvário para a Cruz e a ressurreição? O Papa Francisco respondeu a esses questionamentos em uma de suas catequeses, em março do ano passado.

“Significa que este é também o meu, o teu, o nosso caminho. Viver a Semana Santa seguindo Jesus não somente com a emoção do coração; viver a Semana Santa seguindo Jesus quer dizer aprender a sair de nós mesmos para ir ao encontro dos outros, para ir para as periferias da existência”, afirmou na ocasião.

Para o Pontífice, viver a Semana Santa é entrar sempre mais na lógica de Deus, na lógica da Cruz, que não é antes de tudo aquela da dor e da morte, mas aquela do amor e da doação de si que traz vida. “Seguir, acompanhar Cristo, permanecer com Ele exige um ‘sair’. Sair de si mesmo, de um modo cansado e rotineiro de viver a fé, da tentação de fechar-se nos próprios padrões que terminam por fechar o horizonte da ação criativa de Deus. Lembrem-se bem: sair de nós mesmos, como Jesus, como Deus saiu de si mesmo em Jesus, e Jesus saiu de si mesmo por todos nós.”

“A Semana Santa é um tempo de graça que o Senhor nos doa para abrir as portas do nosso coração, da nossa vida, das nossas paróquias, dos movimentos, das associações, e ‘sair’ de encontro aos outros, fazer-nos próximos para levar a luz e a alegria da nossa fé. Sair sempre!”, ensinou o Papa

Nenhum comentário:

Postar um comentário