sexta-feira, 6 de junho de 2014

Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) abre comemorações do seu centenário

Em 2015, o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) comemora seu centenário no mundo. O Ano Jubilar do MEJ terá início no dia 22 de junho, com a festa de Corpus Christi, que recorda o Dia Mundial do MEJ, e encerrará com o grande Encontro Mundial em Roma, de 4 a 10 agosto de 2015. Para essa celebração o Movimento escolheu como lema a reflexão do evangelho de João 15,11: 'Que a minha alegria esteja com vocês'. A coordenação mundial elaborou uma carta com orientações aos jovens 'mejistas' em vista desse grande evento. No documento, alguns pontos são sugeridos para a preparação espiritual, como passagens bíblicas para os encontros, a Oração jubilar e um cronograma de ações efetivas em âmbitos local e internacional.

O Movimento

O Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) na forma atualmente existente foi fundado em 1962, mas sua origem remonta a 1844, data do nascimento do Apostolado da Oração (AO).
O MEJ está presente em mais de 37 países nos cinco continentes, ajudando crianças e jovens a “viver ao estilo de JESUS”.
Em 1865, o Pe Leonardo Cros, Diretor Espiritual do Colégio Tívoli em Bordéus (França), pensou em aproveitar o entusiasmo dos alunos que queriam ir à luta para defender a causa do Papa, ameaçada pelas tropas de Garibaldi, e formou um grupo chamado “Milícia do Papa”. As armas que o padre lhes propôs foram as do Apostolado da Oração, fundado em 1844 pelo Pe. Francisco Xavier Gautrelet: oração, estudo e o oferecimento de toda sua vida. Em cinco anos, a Milícia já contava com 100 mil seguidores. No início do século seguinte, o nome do movimento foi alterado para Cruzada Eucarística Internacional, mobilizando crianças a favor da eucaristia.
O novo nome foi uma inspiração nas famosas cruzadas realizadas na Europa entre os séculos XI e XIII. O Brasil passou a receber este movimento apenas a partir da Segunda Guerra Mundial, momento em que a Cruzada Eucarística se espalhou pelo mundo todo. Em 1960, o Papa João XXIII decidiu evitar a denominação cruzada. Foi a partir deste momento que nasceu o Movimento Eucarístico Jovem, como hoje é conhecido.
O MEJ está presente em mais de 37 países nos cinco continentes, ajudando crianças e jovens a “viver ao estilo de JESUS”.
Fonte: MEJ do RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário