sexta-feira, 27 de março de 2015

Programação da Semana Santa da Arquidiocese de Niterói

Momentos de celebração, recolhimento e reflexão sobre o maior ato de amor pela humanidade marcam o período mais importante para os cristãos: a Semana Santa. O Domingo de Ramos, 29 de março, abre a semana que será encerrada no Domingo de Páscoa, 5 de abril. O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, presidirá celebrações na Catedral de São João Batista (Centro – Niterói) e na Paróquia de São Judas Tadeu (Icaraí – Niterói).

A Missa e procissão de Ramos será realizada no próximo domingo. A celebração eucarística terá início às 8h30 na Capela de São Jorge no Centro de Niterói. Após a proclamação do Evangelho, o Arcebispo segue com os fiéis em procissão até a Catedral São João Batista também no centro da cidade, onde dará continuidade à solenidade.

Na terça-feira Santa, dia 31 de março, a missa dos Santos Óleos (Missa do Crisma) ocorrerá às 19h30 no Ginásio do Salesianos. Segundo a liturgia da Igreja, a Santa Missa é celebrada na quinta-feira santa pela manhã, antes da celebração da Santa Ceia. Em algumas (Arqui)dioceses esta celebração é antecipada para uma ocasião mais conveniente.

A dispensa é concedida tendo em vista as razões pastorais. Uma delas, que é o caso da Arquidiocese de Niterói, é a distância geográfica de algumas paróquias em relação à sede da Arquidiocese, dificulta a participação dos padres que já estão envolvidos com os rituais próprios da Semana Santa em suas paróquias e devem participar, ao mesmo tempo, da missa dos Santos Óleos na Arquidiocese.

Na missa dos Santos Óleos os padres da Arquidiocese, juntamente com o Arcebispo, renovam os compromissos sacerdotais.

A Missa da unidade ou dos “Santos Óleos” reúne em torno do (Arce)Bispo o clero da (Arqui)diocese (padres e diáconos) e todo o povo de Deus, ou ao menos uma boa representação das comunidades paroquiais que formam a (Arqui)diocese. Uma vez que esta missa caracteriza-se como uma grande ação de graças a Deus pela instituição do ministério sacerdotal na Igreja, nela, os padres presentes renovam as promessas sacerdotais.

Na Liturgia da Igreja evidencia-se três óleos: Óleo dos ENFERMOS, Óleo dos CATECÚMENOS e Óleo do Santo CRISMA. Os dois primeiros Santos Óleos são abençoados, e o terceiro é consagrado pelo (Arce)Bispo com todo o seu presbitério.

A Quinta-feira Santa, 2 de abril, os fiéis participam da tradicional Missa da Ceia do Senhor – Lava Pés. O Arcebispo presidirá a celebração às 20h na Catedral São João Batista (no centro de Niterói). Na cerimônia que faz memória ao momento em que Jesus estava reunido com os apóstolos antes de ser preso. Naquela ocasião foi instituída a Eucaristia e o ministério sacerdotal. Dom José repetirá o gesto de humildade de Jesus, lavará e beijará os pés de doze pessoas.

A Sexta-feira da Paixão, 3 de abril, é o único dia do ano em que não se realizam Missas em nenhuma igreja católica do mundo. Para marcar a crucificação e morte de Jesus às 15h, o Arcebispo preside a Celebração da Paixão, na Catedral São João Batista. O rito é composto por Celebração da Palavra (leitura de Salmos e do Evangelho da Paixão), Oração Universal da Igreja, Exaltação da Santa Cruz e Comunhão. Em seguida, os fiéis seguem a Procissão do Senhor Morto, que percorrerá as Ruas do Centro de Niterói.

Ainda na sexta-feira da Paixão, Dom José presidirá o Sermão das Sete Palavras na Paróquia de São Judas Tadeu em Icaraí às 18h.

No Sábado de Aleluia, a Igreja vivencia a espera da ressurreição de Jesus. A partir das 20h, do dia 4 de abril, na Catedral de São João Batista, os católicos participam da Vigília Pascal. A celebração começa pela bênção fogo e do Círio Pascal – grande vela que representa a luz do Cristo ressuscitado. Durante o ritual, os católicos renovam as promessas batismais. Em seguida, a Missa segue os ritos tradicionais.

Na alegria da ressurreição de Cristo, no Domingo de Páscoa, 5 de abril, a data marca o início do período Pascal para a Igreja. O tempo litúrgico tem duração de 50 dias, encerrando com a Festa de Pentecostes.

Nas Paróquias – Em todas as 80 paróquias da arquidiocese haverá as celebrações próprias da Semana Santa.
Programação da Semana Santa com o Arcebispo de Niterói

Dia 29 de março – Procissão de Ramos saindo da Capela de São Jorge em direção a Catedral de São João Batista às 8h30. A Santa Missa continua na chegada a Catedral.

Dia 31 de março – Missa do Crisma às 19h30min – Ginásio do Salesianos

Dia 02 de abril – Ceia do Senhor às 20h – Catedral São João Batista

Dia 03 de abril – Celebração da Sexta-feira Santa às 15h – Catedral São João Batista

Sermão das Sete Palavras às 18h – Paróquia São Judas Tadeu – Icaraí

Dia 04 de abril – Vigília Pascal às 20h – Catedral São João Batista

Por João Dias
Arte: Thiago Maia

Por SECOM