sábado, 24 de novembro de 2012

Arquidiocese e Embratur assinam acordo de cooperação

Aos pés do Embaixador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), que também é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo, a Arquidiocese do Rio de Janeiro e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) assinaram um acordo de cooperação com o objetivo de apoiar a implantação da Central Digital de Informações do Cristo Redentor e a promoção da JMJ Rio2013 no exterior. A Embratur será a primeira patrocinadora desta iniciativa que visa modernizar a sinalização ao turista visitante do Monumento. A cerimônia, realizada aos pés do Cristo, contou com a presença do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, do Presidente da Embratur, Flavio Dino de Castro e Costa, da Deputada Federal, Jandira Feghali, e de demais autoridades civis e eclesiásticas.

— Cada vez mais nós vamos dando passos para que o Cristo Redentor seja presença no Rio, no Brasil e no mundo. Já realizamos a restauração da imagem, dispomos de uma nova iluminação e agora estamos preocupados em dar continuidade com os trabalhos no Santuário, e essa assinatura de cooperação com a Embratur vai proporcionar alguns painéis de informações digitais ao Monumento. Nós já temos aqui alguns painéis com informações escritas e agora com a modernidade teremos essa possibilidade de termos painéis de informações interativos e eu creio que é uma oportunidade de atualização e modernização deste espaço já que essa região é de nossa responsabilidade. Assinamos este acordo aqui aos pés do Cristo Redentor justamente por ser este o local que será beneficiado e também favorecerá todos aqueles que aqui visitarem com as informações que serão disponibilizadas, afirmou Dom Orani João Tempesta.




Utilizando-se de uma tecnologia de última geração, o projeto consiste na instalação de cinco centrais com painéis de LED, cada uma disposta em um ponto específico do mirante, de onde será possível identificar pontos turísticos do Rio de Janeiro e do Brasil. Em diferentes ângulos, os painéis contemplarão todo o entorno do monumento, de forma que seja possível apreciar a paisagem e, ao mesmo tempo, ter informação sobre ela, causando uma nova experiência aos turistas e difundindo o conhecimento.

Na Central, o visitante também poderá escolher diversos conteúdos disponíveis: fazer uma viagem no tempo e retomar a História do Monumento Cristo Redentor e da Cidade do Rio de Janeiro, conhecer outros pontos do Brasil e localizar os pontos turísticos que estarão na paisagem do entorno, tudo isso disponível em sete línguas.

Para a instalação e viabilização do projeto, a Arquidiocese contará com o patrocínio de empresas mantenedoras. A primeira delas é a Embratur e de acordo com o Presidente do Instituto, Flavio Dino de Castro e Costa, o projeto é do maior interesse para o trabalho de promoção turística que a Embratur faz do Brasil para o público estrangeiro.




— O Cristo Redentor é um dos símbolos do Brasil, uma das maravilhas do mundo, um ícone reconhecido mundialmente como sendo sinônimo de brasilidade e a Embratur, que tem como missão especifica apoiar e incentivar o turismo, vê exatamente na proteção do Cristo e naquilo que ele representa para o Brasil, uma oportunidade de fazer com que todas as nações e povos para que aqui vêm consigam obter mais informações e conhecimento não só sobre o monumento em si e sobre sua importância para o Brasil, para a Igreja e para o Rio de Janeiro, mas também por intermédio desta visita ao Cristo Redentor possam obter um conhecimento mais pleno do que é o Brasil e, por isso, nós estamos plenamente engajados no projeto, pois por intermédio dessas projeções digitais que serão feitas aqui nós vamos apresentar partes, seguimentos, regiões do Brasil, além da cultura brasileira para todos os turistas brasileiros e estrangeiros que aos milhões anualmente vem ao Cristo Redentor. Esse é um grande projeto da Igreja Católica que tem todo apoio do nosso Governo, da Presidenta Dilma Rousseff e da Embratur, ressaltou Flavio Dino.

Além da Embratur, o projeto deverá contar com mais cinco instituições mantenedoras que serão responsáveis pela viabilização e manutenção do projeto, além de contribuírem diretamente com outras formas de manutenção e ações sociais realizadas pela Arquidiocese nas diversas comunidades do Rio de Janeiro. A Deputada Federal Jandira Feghali participou da cerimônia e afirmou seu apoio ao projeto.




— Essa é a realização da primeira etapa entre a demanda, a mediação, que é o papel do parlamentar, e a chegada do gestor que no caso é o presidente da Embratur. Fico muito feliz de ter intermediado esse contato, dele ter dado certo e a assinatura desse acordo de cooperação é a realização dessa primeira etapa em que essa integração acontece. Uma integração que tem tudo haver com esse espaço que nós estamos, pois aqui, aos pés do Cristo Redentor, nós ouvimos ao mesmo tempo diversas línguas sendo faladas e esse é o espaço da integração, é um símbolo da paz, da harmonia, é um símbolo que o Rio de Janeiro e o Brasil têm como força para o resto do mundo. Eu fico feliz de apoiar essa iniciativa da Arquidiocese e da Igreja Católica que trabalha de forma ampla, de forma diversa e trabalha socialmente muito bem, disse.

Na ocasião, a Embratur e a Arquidiocese acertaram também uma parceria para transmitir os Atos Centrais da JMJ Rio2013 na Piazza Navona, em Roma, onde está localizada a Embaixada do Brasil na Itália.




A previsão da instalação dos equipamentos – cinco centrais com painéis de LED –, no Santuário Cristo Redentor, é para o primeiro semestre de 2013. Para o Reitor do Santuário, Padre Omar Raposo, o Cristo Redentor é um local de grande visibilidade e o projeto permitirá que o monumento seja incorporado ainda mais na era digital.

— O Cristo será um espaço inovador, destacou.

* Fotos: Raphael Freire
Fonte; Arquidiocese São Sebastião-RJ
Gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário