sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dom José celebrou Missa pelos 439 anos da cidade de Niterói

Dom José Francisco, Arcebispo de Niterói, presidiu a Celebração Eucarística pelos 439 anos da cidade.
Na história da fundação da cidade de Niterói, São Lourenço é um bairro de grande importância, pois foi o local onde a cidade foi fundada por Arariboia, em 22 de novembro de 1573. A reação aos franceses que invadiram a Baía de Guanabara, em 1555, originou o povoamento na área. Na luta, sobressaíram-se Estácio de Sá, Mem de Sá e Arariboia, chefe dos índios da tribo dos Temiminós. Expulsos os franceses e por sua lealdade aos portugueses, Arariboia ganhou uma sesmaria nas terras onde seria erguida a cidade de Niterói. Ao instalar-se nelas, escolheu o Morro de São Lourenço para construir o seu aldeamento principal devido à visão estratégica da baía, possibilitando vigilância constante.
No bairro, está a mais antiga igreja da cidade, a Igreja de São Lourenço dos Índios, localizada no outeiro do mesmo nome. Tem o seu altar com a estrutura quase toda em pau-brasil e o seu piso são ainda originais da época da construção. Sendo um dos mais belos templos em estilo colonial do país, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Já se tornou tradição todos os anos, no dia 22 de novembro, comemorar, com missa nesta Igreja, o aniversário de fundação de Niterói. Às 10 horas, com transmissão pela rádio Anunciadora, o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, presidiu a Santa Missa pelos 439 anos da cidade. Concelebraram o Padre Demetrio e Monsenhor Elidio.
Dom José, em sua homilia falou como é importante agradecermos e rezarmos pelo aniversário da cidade. Ele lembrou ainda que o Cristo deve habitar os corações. Ao final, Dom José, pediu para rezar pelo Oriente Médio e também pelas cidades brasileiras que estão passando por problemas com a violência urbana.
Fonte: Arquidiocese de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário