sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Solenidade da Imaculada Conceição na Arquidiocese de Niterói

Nossa Senhora Conceição 2012
O dogma da Imaculada Conceição de Maria é um dos dogmas mais queridos ao coração do povo cristão. Os dogmas da Igreja são as verdades que não mudam nunca, que fortalecem a fé que carregamos dentro de nós.
A convicção da pureza completa da Mãe de Deus, Maria, ou seja, esse dogma foi definido em 1854, pelo papa Pio IX, através da bula “Ineffabilis Deus”, mas antes disso a devoção popular à Imaculada Conceição de Maria já era extensa. A festa já existia no Oriente e na Itália meridional, então dominada pelos bizantinos, desde o século VII.
A festa não existia, oficialmente, no calendário da Igreja. Os estudos e discussões teológicas avançaram através dos tempos sem um consenso positivo. Quem resolveu a questão foi um frade franciscano escocês e grande doutor em teologia chamado bem-aventurado João Duns Scoto, que morreu em 1308. Na linha de pensamento de são Francisco de Assis, ele defendeu a Conceição Imaculada de Maria como início do projeto central de Deus: o nascimento do seu Filho feito homem para a redenção da humanidade.
Transcorrido mais um longo tempo, a festa acabou sendo incluída no calendário romano em 1476. Em 1570, foi confirmada e formalizada pelo papa Pio V, na publicação do novo ofício, e, finalmente, no século XVIII, o papa Clemente XI tornou-a obrigatória a toda a cristandade.
Quatro anos mais tarde, as aparições de Lourdes foram às prodigiosas confirmações dessa verdade. De fato, Maria proclamou-se, explicitamente, com a prova de incontáveis milagres: “Eu sou a Imaculada Conceição”.
Deus quis preparar ao seu Filho uma digna habitação. No seu projeto de redenção da humanidade, manteve a Mãe de Deus, cheia de graça, ainda no ventre materno. Assim, toda a obra veio da gratuidade de Deus misericordioso. Foi Deus que concedeu a ela o mérito de participar do seu projeto. Permitiu que nascesse de pais pecadores, mas, por preservação divina, permanecesse incontaminada.
Maria, então, foi concebida sem a mancha do orgulho e do desamor, que é o pecado original. Em vista disso, a Imaculada Conceição foi a primeira a receber a plenitude da bênção de Deus, por mérito do seu Filho, e que se manifestou na morte e na Ressurreição de Cristo, para redenção da humanidade que crê e segue seus ensinamentos.
Hoje, não comemoramos a memória de um santo, mas a solenidade mais elevada, maior e mais preciosa da Igreja: a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, a rainha de todos os santos, a Mãe de Deus.
Muitas comunidades e paróquias do estado do Rio de Janeiro comemorarão a festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição no próximo dia 08 de dezembro. Na Arquidiocese de Niterói os festejos acontecerão nas paróquias: Centro (Iguaba Grande); Porto das Caixas (Itaboraí); Ilha da Conceição (Niterói); Boa Esperança (Rio Bonito); Centro (Rio Bonito); Pacheco (São Gonçalo); Porto Novo (São Gonçalo) e Santa Isabel (São Gonçalo).
Confira a programação dessa festa em algumas paróquias:
Paróquia do bairro de Santa Isabel em São Gonçalo
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Isabel, começa os festejos no, dia 29 de novembro e se estenderá até o dia 9 de dezembro com a festa de sua padroeira, tendo como tema “Bem aventurada tu porque creste”.
Na Festa da Imaculada Conceição, dia 8 de dezembro, haverá missa logo após a procissão das 19h. A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Santa Isabel, na Estrada do Cordeiro, s/n, Santa Isabel – São Gonçalo.
Informações: Secretaria Paroquial, telefone (21) 3706-3974.

Paróquia do bairro da Ilha da Conceição em Niterói
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Ilha da Conceição, dará início a sua festa no dia 29 de novembro e prosseguirá até 08 de dezembro a festa de sua padroeira, este ano vários Bispos presidirão a Santa Missa.
No dia 29 de Novembro, Dom Roberto, Bispo de Campos presidirá a celebração das 19h30min; no dia 30, Dom Roberto Lopes, Mosteiro de São Bento, celebrara às 19h30min; dia 1 de dezembro, Dom Assis, Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, presidirá a Missa das 17h; no dia 3 de dezembro às 19h30min, o Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Nelson Francelino; dia 4 de dezembro às 19h30min, o Bispo da diocese de Limeira, Dom Vilson Dias, presidirá a celebração; no dia 5 também às 19h30min o Arcebispo de Niterói presidirá a Santa Missa com transmissão pela Rádio Anunciadora.
A comemoração da Imaculada Conceição prossegue no dia 6 de dezembro às 19h30min com missa presidida por o Arcebispo emérito de Niterói, Dom Frei Alano; dia 7 o Bispo de Duque de Caxias, Dom Tarcísio Nascentes, presidirá a missa das 19h.
No dia 08 de dezembro acontecerá às 8h, Celebração Eucarística; às 11h, haverá Casamento Comunitário celebrado pelo Padre Leandro Freire; às 18h, haverá missa seguida de procissão com a Imagem da Padroeira; às 20h, Missa Solene.
No dia 09 de dezembro haverá às 10h30min, Missa presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempeste, com transmissão pela Rádio Anunciadora e após terá um almoço festivo.
Informações pelo telefone (21) 2620-6013 na Secretaria Paroquial.

Paróquia do Centro de Rio Bonito
A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Rio Bonito, celebra a Festa de sua Padroeira até 9 de dezembro, tendo como tema “Feliz Aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!”.
No dia 8 de dezembro, Festa de Nossa Senhora da Conceição, haverá às 8h, Santa Missa: às 12h, terço dos homens; às 16h terço das mulheres; às 17h, Procissão; 18h, Missa Campal e às 20h, Louvor com o Ministério São José do Seminário Arquidiocesano de São José.
Informações pelo telefone (21) 2734-3543, na Secretaria Paroquial
Fonte; SECOM
                                           Gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário