quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Exposição marca os 300 anos da Catedral de Florianópolis

Está aberta desde domingo (25) a exposição “Fé e Arte – Santeiros de Santa Catarina”, na Catedral Metropolitana de Florianópolis. A mostra faz parte da programação comemorativa dos 300 anos da Paróquia Nossa Senhora do Desterro, criada em 5 de março de 1712. Com curadoria de Lena Peixer, a exposição reúne obras dos chamados santeiros — colonos de origem italiana que faziam crucifixos e estátuas de santos não como forma de artesania, em grande escala, e sim por devoção.
 
Todas as obras inclusas na exposição, cedidas do acervo do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, de Brusque, são entalhadas em madeira. “As esculturas eram feitas com utensílios da casa, como canivete, facão. Eles não tinham objetos artísticos para fazer, e nunca tinham ido a uma escola”, explica Lena. A própria anatomia era feita ao estilo de cada um, sem modelo vivo.
 
O resultado desse trabalho amador, feito como homenagem aos santos que realizavam benfeitorias e milagres para a comunidade, é uma arte sacra diferenciada. “Os santos têm músculos, de trabalhar na terra. Eles não são o padrão de santo que estamos acostumados a ver”, diz Lena. Aparecem até feições de animais.
 
O roteiro criado pela curadora tem a entrada por um túnel escuro, que chega à sala dos crucifixos. Lá estão expostos 14 crucifixos, todos diferentes um do outro. De lá se segue para a sala dos santos, com 32 imagens de santos como Santa Augusta, Santa Luzia, Santo Antonio e São José.
 
Com um trabalho especializado em arte contemporânea, Lena aceitou o convite do reitor da Catedral de Florianópolis, Pe. Siro Manoel de Oliveira, como um desafio. “Eu fiquei gratificada, até. Era uma coisa tão diferenciada, tão fora da zona de conforto, e eu gosto do diferente”, diz ela. Sua ousadia aparece na exposição, ao trazer obras dos séculos 19 e 20, mas com uma forma de expor conteporânea, sem apresentar a arte sacra de uma maneira uniformizada.
Fonte: Site da Catedral
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário