segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

No Compasso do Brasil: Tropicalismo


Cidade do Vaticano (RV) – A Jovem Guarda deu adeus ao centro da música popular brasileira e os Doces Bárbaros “preparam a invasão”. Assim, a música brasileira sofria uma metamorfose. A inspiração: a Semana de Arte Moderna de 1922 com Oswald de Andrade, o Abaporu e tudo aquilo que pudesse servir de inspiração para os antropofagistas culturais baianos!
 
Assim, bebendo de todas as fontes e não negando as influências mais variadas, despontavam no cenário musical brasileiro os baianos Caetano, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa. 
Uma rica história percorrida neste programa por Rafael Belincanta e Zé Galia que relebram a filosofia por trás do movimento e seus reflexos no contexto musical brasileiro. Acompanhe conosco essa que foi, sem dúvidas, uma das maiores revoluções musicais de nossa história.
No final, não deixe de ouvir a gravação original de 1976, ao vivo, feita pelos Doces Bárbaros Caetano, Gil, Gal e Bethânia que, com “amor no coração, prepararam a invasão, cheios de felicidades, entraram na cidade amada”!
Fonte; Rádio Vaticana

Nenhum comentário:

Postar um comentário