sábado, 8 de dezembro de 2012

Papa: "Teólogos devem participar do impulso evangelizador da Igreja"




Cidade do Vaticano (RV) - Bento XVI recebeu em audiência nesta sexta-feira, no Vaticano, os membros da Comissão Teológica Internacional.

"Servindo fielmente a verdade da fé, os teólogos devem participar do impulso evangelizador da Igreja" – frisou o Papa em seu discurso. O Santo Padre se deteve sobre o tema do sensum fidei, o sentido da fé, que não pode estar em conflito com o Magistério da Igreja.
"Este dom é para o fiel uma espécie de instinto sobrenatural, que tem uma vida conatural com o mesmo objeto da fé. É um critério para discernir se uma verdade pertence ou não ao depósito vivo da tradição apostólica" – sublinhou Bento XVI.
"Na verdade, ele não é uma espécie de opinião pública eclesial e não é pensável mencioná-lo para contestar os ensinamentos do Magistério, porque o sensus fidei não pode se desenvolver autenticamente no fiel exceto na medida em que ele participa plenamente na vida da Igreja e isso exige uma adesão responsável ao seu Magistério" – disse ainda o Papa.
"Este sentido da fé dos fiéis leva a reagir com vigor contra o preconceito de que as religiões, especialmente as religiões monoteístas sejam portadoras de violência" – ressaltou o pontífice. 
"Se na história existiram o existem formas de violência perpetradas em nome de Deus, elas não devem ser atribuídas ao monoteísmo, mas a causas históricas, principalmente aos erros humanos" – destacou.
Segundo o Papa, "o esquecimento de Deus imerge as sociedades humanas numa forma de relativismo que gera inevitavelmente a violência".
"Quando se nega a possibilidade a todos de se referir a uma verdade objetiva, o diálogo se torna impossível e a violência, declarada ou oculta, torna-se a regra das relações humanas. Sem a abertura para o transcendente, que ajuda a encontrar respostas a perguntas relativas ao sentido da vida e ao modo de viver de forma moral, sem esta abertura o ser humano se torna incapaz de agir segundo a justiça e trabalhar pela paz" – disse ainda Bento XVI.
O Papa concluiu seu discurso pedindo à Virgem Imaculada, "modelo de quem ouve e medita a Palavra de Deus", para que obtenha para os teólogos a graça de "servir com alegria a inteligência da fé em benefício de toda a Igreja." (MJ)
Fonte: radio vaticana

Nenhum comentário:

Postar um comentário