quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A oração do Credo

                                             Youtube; Fecicidade
Que é o Credo?
R= "Credo, ou Símbolo dos Apóstolos, é o resumo das verdades que todo cristão deve crer" (2º Catecismo da Doutrina Cristã).
"A palavra 'Credo, eu creio' quer dizer: eu tenho por absolutamente verdadeiro tudo o que nestes doze artigos se contém; e o creio mais firmemente do que se o visse com os meus olhos, porque Deus, que não pode nem enganar-Se nem enganar-nos, revelou estas verdades à santa Igreja Católica, e por meio d'Ela as revela também a nós" (São Pio X, Catecismo Maior, Primeira Parte, Capítulo I, 19), e: "O Símbolo dos Apóstolos, assim chamado por ser, com razão, considerado o resumo fiel da fé dos apóstolos. É o antigo símbolo batismal da Igreja de Roma. Sua grande autoridade vem do seguinte fato: 'Ele é o símbolo guardado pela Igreja Romana, aquela onde Pedro, o primeiro apóstolo, teve sua Sé e para onde ele trouxe a comum expressão de fé (sententia communis=opinião comum)" (Catecismo da Igreja católica, 194).

Quantos artigos tem o Credo? Dizei-os.
R= "O Credo tem doze artigos.
1.º Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra.
2.º E em Jesus Cristo, um só seu Filho, Nosso Senhor.
3.º O qual foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu de Maria Virgem.
4.º Padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado.
5.º Desceu aos infernos, ao terceiro dia ressurgiu dos mortos.
6.º Subiu ao Céu, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso.
7.º De onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
8.º Creio no Espírito Santo.
9.º Na Santa Igreja Católica; na comunhão dos Santos.
10.º Na remissão dos pecados.
11.º Na ressurreição da carne.
12.º Na vida eterna. Amém" (São Pio X, Catecismo Maior, Primeira Parte, Capítulo I, 17 e 18).

Que contêm os artigos do Credo? É útil rezá-lo com frequência?
R= "Os artigos do Credo contêm tudo o que de mais importante devemos crer acerca de Deus, de Jesus Cristo e da Igreja, sua Esposa. É utilíssimo rezar frequentemente o Credo, para imprimirmos cada vez mais no coração as verdades da Fé" (São Pio X, Catecismo Maior, Primeira Parte, Capítulo I, 20 e 21).
"O primeiro artigo do Credo ensina-nos que há um só Deus, o qual é todo-poderoso, e criou o céu e a terra e todas as coisas que no céu e na terra se contêm, isto é, todo o universo" (São Pio X, Catecismo Maior, Primeira parte, Capítulo I, 22).
"Creio em Deus Pai": "Nossa profissão de fé começa com Deus, pois Deus é 'o Primeiro e o Último' (Is 44, 6), o Começo e o Fim de tudo de tudo. O Credo começa com Deus Pai, pois o Pai é a Primeira Pessoa Divina da santíssima Trindade; nosso Símbolo começa pela criação do céu e da terra, porque a criação é o começo e o fundamento de todas as obras de Deus" (Catecismo da Igreja Católica, 198).
"Todo-poderoso": "De todos os atributos divinos, só a onipotência de deus é mencionada no Símbolo: confessá-la é de grande importância para nossa vida. Nós cremos que ela é universal, pois deus, que criou tudo, governa tudo e pode tudo, é também de amor, pois Deus é nosso Pai; e é misteriosa, pois somente a fé pode discerni-la, quando (a onipotência divina) 'se manifesta na fraqueza' (2 Cor 12, 9)" (Catecismo da Igreja Católica, 268), e: "Deus é o Pai todo-poderoso. Sua paternidade e seu poder iluminam-se mutuamente. Com efeito, ele mostra sua onipotência paternal pela maneira como cuida de nossas necessidades, pela adoção filial que nos outorga ('Serei para vós um pai, e sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor todo-poderoso': 2 Cor 6, 18) e finalmente por sua misericórdia infinita, pois mostra seu poder no mais alto grau, perdoando livremente os pecados" (Idem, 270).
"Criador": "No princípio, Deus criou o céu e a terra' (Gn 1, 1). Com essas solenes palavras inicia-se a sagrada escritura. O Símbolo da fé retoma estas palavras confessando Deus Pai todo-poderoso como 'o Criador do céu e da terra', ' de todas as coisas visíveis e invisíveis" (Catecismo da Igreja Católica, 279).
"O céu e a terra": "O Símbolo dos Apóstolos professa que Deus é 'o Criador do céu e da terra', e o Símbolo niceno-constantinopolitano explicita: '...do universo visível e invisível.
Na Sagrada Escritura, a expressão 'céu e terra' significa tudo aquilo que existe, a criação inteira. Indica também o nexo no interior da criação, que ao mesmo tempo une e distingue céu e terra: 'a terra' é o mundo dos homens; 'o céu' ou 'os céus' pode designar o firmamento, mas também o 'lugar' próprio de Deus: 'nosso Pai nos céus' (Mt 5, 16)" (Catecismo da Igreja Católica, 326).
Fonte;Instituto Missionário filhos da paixão

Nenhum comentário:

Postar um comentário