sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Congregação Mariana completa 450 anos


Aparecida, SP, 25 jan (A12/SIR) - Em vista da celebração dos 450 anos da fundação da Congregação Mariana em 2013 uma programação especial será lançada para comemorar a ocasião no Brasil.
Com uma história tão extensa e com tantas realizações, a Confederação Nacional das Congregações Marianas do Brasil prepara atividades em nível nacional e internacional. O padre Antonio José Albertine, vice-assistente eclesiástico nacional das Congregações Marianas do Brasil, disse que a comemoração do aniversário tem como objetivo celebrar os trabalhos desenvolvidos pelas diversas congregações marianas espalhadas pelo país. “Queremos comemorar esse jubileu com alegria e festejar esta data tão significativa para as Congregações Marianas de todo o Brasil”.
O sacerdote destacou dentre as festividades a abertura da comemoração dos 450 anos no dia 22 de março com uma missa no Santuário da Vida, na Rede Vida. Durante o mês de abril acontecerão atividades nos diversos estados brasileiros. Em maio na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), haverá um encontro nacional para todas as Congregações Marianas e em julho, durante a Jornada Mundial da Juventude, um encontro internacional deve reunir aproximadamente 200 dirigentes vindos de diversos países.
A comemoração continua no segundo semestre, com um encontro com o papa Bento XVI em Roma, em outubro. Em novembro, a programação encerra a comemoração com a tradicional Romaria do Rosário no Santuário Nacional em Aparecida (SP), que deverá reunir milhares de congregados marianos. De acordo com padre Albertine, existem cerca de 90 mil congregados marianos no Brasil. Para ele, a Congregação Mariana ainda é a principal responsável por difundir a espiritualidade mariana no país. Para padre Albertine, no momento atual é perceptível um aumento no número dos que procuram viver segundo o carisma de uma Congregação Mariana.

 História
A primeira Congregação Mariana surgiu no ano de 1563, por iniciativa do padre jesuíta, Jean Leunis, em Roma, com os alunos do Colégio Romano. Colégios da Companhia de Jesus sempre tiveram papel de destaque na divulgação da espiritualidade da Congregação Mariana no mundo.
Os congregados marianos formam uma associação pública de leigos católicos que vivem a fé a partir de uma vida consagrada a Mãe de Deus. Ao longo de quase meio milênio, as Congregações Marianas foram autênticas escolas da fé cristã. Ao longo dos séculos contabilizam 62 santos canonizados e 46 beatos que foram congregados marianos, outros 22 fundaram Institutos Religiosos. Entre os papas, desde 1567, há um registro de que entre os 31 Pontífices, 23 foram congregados marianos, inclusive o papa João Paulo II, que com 14 anos foi membro-fundador de uma Congregação Mariana.
No Brasil, as Congregações Marianas tiveram o seu início vinte anos depois, em 1583, também com os padres jesuítas. Passaram por fases de crescimento e declínio e, em 1870, uma nova fundação na cidade de Itu no interior de São Paulo reiniciou os trabalhos em terras brasileiras. A primeira federação em nível estadual surgiu em São Paulo. Os congregados marianos podem ser reconhecidos pela fita azul que prendem ao pescoço e que representa a cor da Virgem Maria.
Fonte; domtotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário