quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

JMJ Rio2013: o maior dos eventos que o Brasil sediará nos próximos anos

2013-01-30 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) - O Brasil está pronto para acolher a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e também para receber Bento XVI: palavras do Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Almir Franco de Sá Barbuda, em entrevista ao portal “Vatican Insider”. 
De acordo com o Embaixador, o Brasil está se preparando para a JMJ “com orgulho e com confiança de que tudo sairá muito bem”. Ele ressalta o empenho por parte do governo federal, da presidente Dilma Rousseff, assim como do governador e do prefeito do Rio de Janeiro. “Há sim, é verdade, algumas questões a serem resolvidas, mas a organização prossegue”, declarou. Confira a entrevista:
Vatican Insider:- A grande pergunta é se o Papa não renunciará a esta viagem por causa da idade… 
Embaixador Barbuda:- “Todos me perguntam como o Papa está de saúde e eu sempre respondo que gostaria de chegar como ele aos 86 anos, com toda a sua energia. Ele é um homem muito empenhado e faz tudo com muita normalidade: os discursos, as homilias, os Angelus, os encontros com os primeiros-ministros e presidentes. Evidentemente, como todos, se cansa algumas vezes, mas do ponto de vista físico me parece em ótima forma. Em todo caso, não me parece que existam dúvidas sobre a viagem apostólica”. 
Vatican Insider:- A JMJ atrairá muitas pessoas de toda a região e de outras partes do mundo: como o governo está se preparando para acolhê-las? 
Embaixador Barbuda:- “Da América Latina chegarão inúmeras pessoas, principalmente dos países que fazem fronteira com o Brasil. É difícil prever o número, mas está na casa dos milhões, não somente da América Latina, mas também dos Estados Unidos e da Europa”. 
Vatican Insider:- Haverá problemas para os vistos?

Embaixador Barbuda:- “O governo assinou um decreto algumas semanas atrás que facilita em caráter excepcional o visto para entrar no Brasil. Para os cidadãos dos países que devem pagar uma taxa para obterem o visto, mas que participarão da JMJ, não será cobrado nada. Outro aspecto positivo é que os voluntários da JMJ poderão permanecer em território brasileiro mais tempo do que é previsto para um turista, ou seja, três meses. Neste caso, de fato, o visto durará um ano. Todos os consulados receberam indicações para garantir a prioridade e a obtenção do visto”. 
Vatican Insider:- E quanto à segurança? O Rio de Janeiro é famoso pela violência em alguns bairros… 
Embaixador Barbuda:- “Não é mais um problema só do Rio. Os bairros das antigas “favelas” estão novamente sob o controle das autoridades. Certamente, se trata de uma cidade de mais de 10 milhões de habitantes, na qual tudo pode acontecer, como em Nova Iorque, Roma ou Londres. Mas ninguém deve ter medo, porque se trata de uma das cidades mais belas do mundo e também muito segura”. 
Vatican Insider:- Com a Copa e as Olimpíadas, o Brasil estará no centro da atenção de todo o Planeta. Estará à altura? 
Embaixador Barbuda:- “O Rio é uma cidade acostumada a grandes eventos. Vinte anos atrás tivemos a primeira reunião das Nações Unidas sobre o tema do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Acredito que estamos bem preparados sob este aspecto. De outro lado, a JMJ será o maior desses eventos; todos serão importantes, com tanto trabalho a fazer e com a construção das infraestruturas necessárias, mas em termos de pessoas, nenhum desses eventos será maios do que a JMJ. Haverá milhões de pessoas numa única cidade, e isso implica um esforço enorme”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário