“Quando me invocar hei de atendê-lo: hei de libertá-lo e dar-lhe glória.
Favorecê-lo-ei com longa vida e lhe mostrarei a minha salvação” ( Sl 90, 15-16)
Refletindo sobre a Palavra de Deus
Leituras; Dt 26,4-10: Sl 90(91),1-2,10-11,12-13,14-15
(R/cf,15b);Rm 10,8-13; Lc 4, 1-13 (tentação de jesus).
Caríssimos irmãos e irmãs, queridos jovens!
Hoje a palavra de Deus convida-nos a vencer todas as dificuldades que nos afastam do caminho de Deus,que é sempre o caminho do bem.
São as experiências mais profundas do ser humano: são as experiências cruciais na vida de uma pessoa ou de um povo;são as experiências que decidem a vida e lhe dão sentido;são as experiências históricas e profundamente religiosas as que neste dia solicitam a nossa reflexão.
O texto do Deuteronômio, que iremos ouvir,recorda uma cerimônia em que os israelitas, coma entrega das suas primícias da terra ou dos rebanhos,proclamavam a fidelidade de Deus às suas promessas e reconheciam que tudo o que possuíam era dom do senhor.
O salmo responsorial ressalta a confiança no senhor no meio de uma experiência de medo e desespero.
São Paulo, hoje, nos recorda que a palavra de Deus é acessível a todos sem distinção e está pronta para ser acolhida no coração de cada um que se torna dócil para acolhê-la. A este acolhimento deve corresponder sempre uma atitude exterior da fé,que deve ser testemunhada na vida cotidiana, em todos os ambientes e relacionamentos.
Todos os anos, mo primeiro Domingo da Quaresma, somos levados a refletir sobre as tentações de jesus. Ora, é conveniente que nos conscientizemos que jesus foi posto à prova não com três, mas com toda a espécie de tentação, como se pode depreender do texto evangélico. Não são três episódios isolados da vida de jesus que o Evangelista São Lucas nos apresenta hoje,mas três “parábolas” em que, através de imagens e citações bi
blicas, o autor afirma que jesus foi tentado em todos os momentos de sua vida terrena, em tudo como nós ,com a única diferença; nunca foi vencido pelo pecado . Ele teve dúvidas como nós, encontrou dificuldades para realizar a sua missão, só progressivamente foi descobrindo o desígnio do Pai.
Que o senhor nos auxilie a acolher sua Palavra ao longo da nossa vida e nos ensine a não cedermos às diversas tentações a que estamos sujeitos todos os dias da nossa vida. Que continuemos fiéis a preparar, com toda confiança, a Páscoa da salvação trazida por cristo, louvando sem cessar o senhor nosso Deus, por todos os dons com que continuamente nos cumula .
Oração da CF 2013.
Pai Santo, vosso Filho Jesus,
Conduzido pelo Espírito
E obediente à vossa vontade,
Aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.
Convertei-nos e, nos desafios deste mundo,
Tornai-nos missionários
a serviço da juventude.
Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,
enviai-nos, senhor;
para ser presença geradora de fraternidade,
enviai-nos,Senhor:
Para ser profetas em tempo de mudança;
enviai-nos, senhor;
para promover a sociedade da não violência,
enviai-nos, senhor;
para salvar a quem perdeu a esperança,
enviai-nos, senhor;
para...
Nenhum comentário:
Postar um comentário