Algumas Paróquias vendem o mini círio da Família. No Sábado Santo, todos que o adquirirem o mini círio, poderão acompanhar também de maneira pessoal a grande chama do círio pascal que será acesso. A iniciativa do círio da família permitirá também que os fieis orem em casa com ele, durante os dias da Páscoa.
A palavra "círio" vem do latim "cereus", de cera. O produto das abelhas. O círio mais importante é o que é aceso na vigília Pascual como símbolo de Cristo – Luz, e que fica sobre uma elegante coluna ou candelabro enfeitado.
O Círio Pascal é já desde os primeiros séculos um dos símbolos mais expressivos da vigília. Em meio à escuridão (toda a celebração é feita de noite e começa com as luzes apagadas), de uma fogueira previamente preparada se acende o Círio, que tem uma inscrição em forma de cruz, acompanhada da data do ano e das letras Alfa e Omega, a primeira e a última do alfabeto grego, para indicar que a Páscoa do Senhor Jesus, princípio e fim do tempo e da eternidade, nos alcança com força sempre nova no ano concreto em que vivemos. O Círio Pascal tem em sua cera incrustado cinco cravos de incenso simbolizando as cinco chagas santas e gloriosas do Senhor da Cruz.
Na procissão de entrada da Vigília se canta por três vezes a aclamação ao Cristo: "Luz de Cristo. Demos graças a Deus", enquanto progressivamente vão se acendendo as velas do presentes e as luzes da Igreja. Depois o círio é colocado na coluna ou candelabro que vai ser seu suporte, e se proclama em torno à ele, depois de incensá-lo, o solene Pregão Pascal.
Além do simbolismo da luz, o Círio Pascal tem também o da oferenda, como cera que se consome em honra a Deus, espalhando sua Luz: "aceita, Pai Santo, o sacrifício vespertino desta chama, que a santa Igreja te oferece na solene oferenda deste círio, trabalho das abelhas. Sabemos já o que anuncia esta coluna de fogo, ardendo em chama viva para glória de Deus... Rogamos-te que este Círio, consagrado a teu nome, para destruir a escuridão desta noite".
O Círio Pascal ficará aceso em todas as celebrações durante as sete semanas do tempo pascal, ao lado do ambão da Palavra, ate´a tarde do domingo de Pentecostes. Uma vez concluído o tempo Pascal, convém que o Círio seja dignamente conservado no batistério.
No dia de apagar o círio pascoal tem um rito onde o sacerdote terminada a oração depois da comunhão se dirige junto ao círio ainda aceso e faz uma breve introdução à liturgia da luz:
Irmãos e irmãs, na noite na qual se deu vida ao alegre tempo Pascal, o “dia de cinqüenta dias”, no momento de acender o Círio, nós aclamamos a Cristo nossa Luz. E a luz do Círio pascal nos acompanhou nestes cinqüenta dias e contribuiu não pouco a nos fazer recordar a grande realidade do Mistério pascal.
Hoje, no dia de Pentecostes, ao fechar-se o Tempo da Páscoa, o Círio é apagado, este sinal nos é tirado, também porque, educados na escola pascal do mestre Ressuscitado e cheios do fogo dos dons do Espírito Santo, agora, devemos ser nós, “Luz de Cristo” que se irradia, como uma coluna luminosa que passa no mundo, em meio aos irmãos, para guia-los no êxodo em direção ao céu, à “terra prometida” definitiva.
Veremos agora, no desenrolar do ano litúrgico, resplender a luz do Círio Pascal, sobretudo em dois momentos importantes do caminhar da Igreja: Na primeira Páscoa que viveram os seus filhos com a recepção do Batismo, e por ocasião da última Páscoa, quando, com a morte, ingressarão na verdadeira vida.....
Amém
O QUE FAZER COM O CIRIO DA FSMILIA, APÓS O TEMPO PASCAL? PODEREMOS UTILIZA LO DURANTE NOSSAS ORAÇOES EM CASA?
ResponderExcluirO QUE FAZER COM O CIRIO DA FSMILIA, APÓS O TEMPO PASCAL? PODEREMOS UTILIZA LO DURANTE NOSSAS ORAÇOES EM CASA?
ResponderExcluirSim. Nos terços e orações em família. Em oração quando precisar muito de uma graça. Em chuvas fortes acender e fazer orações. É uma cela benta. E a cera deve ser descartada enterrada. Nunca jogar no lixo.
ExcluirVela Benta.
ExcluirO mini cirio podemos acender em casa nas orações
ResponderExcluirO que fazemos quando o cirio nao e acesso no sabado???
ResponderExcluirOque faço agora com minha bela do cirio pascal? Posso deixá-lá acesa até queimar tudo?
ResponderExcluirGuarde a acenfa oara fazer orações. Oara momentos de tribulação,, chuvas fortes.
ExcluirCorrigindo: Guarde e acenda para fazer suas orações. Para acender em momentos de tribulação e chuvas fortes.
ExcluirDevo acender primeiramente no sábado santo, depois apagar e acender nesses momentos ditos acima?
ResponderExcluirComo usar a vela , ascender tod
ResponderExcluiros os dias qdo rezo o terço
Como usar a vela
ResponderExcluirComo faço eu acendo a vela no sábado a noite e deixo até o domingo acesa
ResponderExcluirA coordenadora de minha comunidade disse que o cirio so pode ter na igreja,pensei em comprar mas fiquei em duvida
ResponderExcluirIsso não é verdade porque existe igreja que vende.
ResponderExcluirN O início do texto fala que pode ser comprado. Comprei o meu nas Lojas Paulinas.
ResponderExcluirAcendo o cirio pascal hoje e deixo queimando amanha o dia todo e depois apago
ResponderExcluirPreciso saber por favor
ResponderExcluirComo colocar os alfinetes que vieram juntos?
ResponderExcluirComo e quando colocar os alfinetes??
ResponderExcluirPosso fazer as minhas orações com o Cirio Pascal aceso e depois apaga-lo ?
ResponderExcluirRecebi ontem o círio familiar. Quando devo comecar a acende-lo ?
ResponderExcluirDepois que eu acender meu Mini círio.. eu apago ou deixo acessa ?
ResponderExcluirTambém tenho dúvidas, acompanhei hoje pela TV a celebração do papa, acendi meu Cirio mas agora não sei como devo proceder.
ResponderExcluirAlguém pode me ajudar.
Se reza toda semana ou durante 7 semanas ou e 7 dias um atraz do outro
ResponderExcluirPosso acender o que me sobrou do Círio com fósforo?
ResponderExcluir