segunda-feira, 18 de março de 2013

"No coração da Jornada" reúne as músicas que serão cantadas na Rio2013


“No coração da Jornada” é o nome dado ao CD que reúne as músicas que farão parte das celebrações dos Atos Centrais da JMJ Rio2013. Após a seleção das letras pelo setor responsável e gravação pelos cantores, com os devidos retoques realizados, foi realizada,, no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória, a audição geral das músicas do CD por todos aqueles que fizeram parte de sua criação, desde a elaboração do projeto até o produto final. Este foi um dos últimos passos para o lançamento do CD, que está previsto para o mês de abril. 
Entre as canções estará uma inédita, uma homenagem para o Papa Francisco, "Seja bem-vindo", gravada e composta pelo padre Fábio de Melo, que em seus versos diz: “Pode chegar, a nossa gente lhe recebe com amor / Nessa Cidade onde oCristo Redentor / Abençoa o Rio de Janeiro / Que hoje torna-se o lugar de todos nós”. 

  Pa 
ra a audição, foram convidados o arcebispo da Arquidiocese do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ, Dom Orani João Tempesta, os bispos auxiliares, os diretores do COL, os vigários episcopais, os padres responsáveis pela JMJ nos vicariatos, os autores e intérpretes, a presidência da “Sony Music” e a equipe da “MZA Music”, gravadora do CD. 


Segundo o responsável pelo Setor de Atos Centrais, padre Renato Martins, a audição é o momento da aprovação final, que está sob responsabilidade da presidência do COL. “Apresentaremos, de forma breve, todo processo de escolha das músicas e dos intérpretes. Depois, ouviremos as músicas com os convidados. Elas foram selecionadas a partir das propostas vindas de vários compositores do Brasil. Após a seleção, fizemos uma produção básica para apresentar à presidência do COL. Após a aprovação, iniciamos o processo de seleção dos intérpretes e imediatamente as gravações”, explicou ele sobre as etapas.



 
Gravado pela “MZA Music” e produzido por Marco Mazzola, o CD é composto por 14 faixas e foi gravado nas vozes de grandes nomes da música católica brasileira, como o padre Marcelo Rossi, padre Reginaldo Manzotti, padre Omar, padre Juarez, padre Gleuson e a irmã Kelly Patrícia. 

As músicas serão cantadas em três dos Atos Centrais da JMJ: Missa de Abertura, acolhida do Papa e Missa de Envio. O CD possui canções litúrgicas já conhecidas, como “Kyrie Eleison” e “Tantum Ergo” e “A barca (Pescador de Homens)”, e uma lista de inéditas, entre elas a homenagem ao Papa, uma à Nossa Senhora Aparecida e uma a São Sebastião, padroeiro da Arquidiocese do Rio (confira abaixo o nome das músicas).
De acordo com padre Renato, com o CD da JMJ, o setor de Atos Centrais quer dar à Liturgia músicas que falem do tema da JMJ Rio2013. “O CD tem como objetivo incentivar os jovens e as comunidades a cantarem nas celebrações, de modo especial na missa celebrada pelo Santo Padre, formando um lindo e grandioso coral. Acredito que as músicas litúrgicas do CD contribuirão com um novo repertório, que fala de missão, músicas estas que poderão ser usadas no mês de outubro, o Mês das Missões”, destacou.

Veja as músicas que estarão no CD:
 Hino da JMJ Rio 2013 (Esperança do Amanhecer)
Ato pentencial (Kyrie Eleison)
Glória (Glória e aos homens toda paz, sua paz)
Aclamação ao Evangelho (Aleluia)
Ofertório (Ofertório JMJ)
Santo (Sanctus)
Cordeiro (Cordeiro de Deus)
Comunhão I (Tesouro Singelo)
Comunhão II (Tantum Ergo)
Final (Fino ai confini della terra – “Até os confins da terra”)
Maria (Mãe Aparecida)
Homenagem ao Papa (Seja Bem-vindo)
A barca (Pescador de Homens)
Homenagem a São Sebastião (Jovens Abençoados)
Fonte: JMJRIO2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário