segunda-feira, 11 de março de 2013

Quais os horários da 'fumaça' na chaminé da Capela Sistina?

Cidade do Vaticano (RV) – Nesta terça-feira, 12, terá início o Conclave para a eleição do sucessor de Bento XVI. Às 15h45min os Cardeais se transferem da Domus Sanctae Marthae ao Palácio Apostólico. Às 16h30min terá lugar a procissão da Capela Paulina com entrada na Capela Sistina. O Centro Televisivo Vaticano e a Rádio Vaticano (com comentários em português) transmitirão a cerimônia.

Segundo informou na coletiva de imprensa do último sábado o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, quando entrarem na Capela Sistina, às 16h45min, os Cardeais fazem o juramento e após tem lugar o ‘extra omnes’, quando se fecha a Capela Sistina e os Cardeais seguem a meditação do Cardeal Grech, realizando a eventual primeira votação prevista na Constituição. 

Como são realizadas duas votações em cada turno, Pe. Lombardi explicou que as cédulas são queimadas ao final das votações da manhã e da tarde e não após cada votação particular. Assim, os horários normais do final das votações seriam às 12 horas para as votações da manhã e às 19 horas para as votações da tarde. É apenas uma indicação, precisou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. 

Se o novo Pontífice vier a ser eleito na primeira votação da manhã ou na primeira votação da tarde, a fumaça branca sairá da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina, no meio da manhã ou no meio da tarde. Assim, todos devem estar atentos entre 10hs30min e 11hs na parte da manhã e entre 17hs30min e 18hs na parte da tarde. 

A eleição do Papa Ratzinger ocorreu na primeira votação da tarde e assim, a fumaça apareceu após as 17 horas. 
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário