Brasília (RV) - Os protestos que estão sendo realizados pelos brasileiros em várias cidades do país estão entre os assuntos a serem tratados pela reunião do Conselho Permanente da CNBB que teve início na manhã desta quarta-feira, 19 de junho, em Brasília.
Esse Conselho é composto pela presidência da CNBB, pelos membros do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) e pelos bispos que formam os conselhos regionais. A pauta aprovada para a reunião é vasta e inclui avaliação da última Assembleia Geral e a implementação de suas decisões; o trabalho da Caritas Brasileira; o aprofundamento sobre o tema das paróquias; Movimento Saúde + 10; Código Penal; Reforma Política; Diretório da Comunicação e Jornada Mundial da Juventude que será realizada no final de julho, no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco.
A primeira sessão contou com a participação do representante do Núncio Apostólico no Brasil, Mons. Gian Luca Perici, que tomou a palavra na manhã desta quarta-feira. Ele disse que participou pela primeira vez da Assembleia Geral dos bispos no último mês de abril, em Aparecida. Considerou que a realização do encontro deu o testemunho significativo de um episcopado numeroso e engajado. Lembrou o tema da renovação da paróquia e seus desafios. "A renovação das paróquias é uma questão central porque remete a uma renovação interior de seus membros", disse Mons. Perici.
O Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, modera os trabalhos sob a presidência do Cardeal Raymundo Damasceno Assis. Ele pediu a inclusão de temas que não estavam na pauta previamente composta, como a explanação sobre a visita e presença do Papa em Aparecida, Conselho Nacional de Religiões, Curso de Comunicação para Bispos, orientação sobre o uso do vinho de missa. Esses e outros temas foram aprovados para serem apresentados na reunião que prossegue até a próxima sexta-feira, 21. (MJ/CNBB)
Fonte:Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário