segunda-feira, 15 de julho de 2013

A revitalização da Pastoral Juvenil após a JMJ

jovensnatal19022013
Com a expectativa da realização da Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 23 e 28 de julho próximo, cresce também o desejo de saber quais serão os seus frutos para a evangelização da juventude brasileira. Esta também é uma preocupação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, como explica o padre Antonio Ramos Prado, assessor da Comissão. “Desde outubro de 2012 iniciamos o processo da pós-JMJ, que chamamos de ‘revitalização da Pastoral Juvenil no Brasil’”.
De acordo com o assessor, este processo ocorre em sete etapas. Na primeira, foram enviadas paras as dioceses, congregações, institutos, movimentos e novas comunidades questões sobre as 8 linhas de ação do Documento 85 da CNBB (Evangelização da Juventude). “Na ocasião, perguntamos sobre os avanços, desafios, os princípios orientativos e as linhas de ação desta pastoral”.
Em seguida, foram criadas equipes para preparar a metodologia e a sistematização do material, além da infra-estrutura e captação de recursos. Os textos para aprofundamento foram disponibilizados pela internet, e provocou debates o assunto em todo o país.
Também a Comissão para a Juventude da CNBB enviou cartas para todos os que atuam na evangelização dos jovens, e marcou-se um Encontro Nacional de Revitalização, que será realizado entre os dias 11 e 15 de dezembro de 2013. “Em 2014 e 2015, faremos a efetivação nas dioceses dos encaminhamentos aprovados neste encontro nacional”, conclui padre Antonio.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário