quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Lucas

O tema proposto para o Mês da Bíblia de 2013 é "Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Lucas", sob a perspectiva do discipulado missionário, conforme o enfoque do Projeto de Evangelização" O Brasil na missão continental",Tal tema escolhido percorre os cinco aspectos fundamentais do processo do discipulado: o encontro com Jesus cristo, a conversão, o seguimento, a comunhão fraterna e a missão.
O lema indicado pela Comissão Bíblica-Catequética da Conferência nacional dos Bispos do Brasil(CNBB) é "Alegrai-vos comigo, encontrei o que havia perdido"
Quem é o Autor?
Desde o século II a obra foi considerada de Lucas. Muitos comentaristas atribuem a ele a profissão de médico e o identificam com o discípulo e colaborador de Paulo. Porém, essa relação entre Paulo e Lucas vem sendo questionada, visto que há muitas diferenças entre a teologia de ambos.
Baseado na falta de consenso dos estudiosos em determinar quem é o autor do terceiro Evangelho, deduz-se pelo texto que o autor, provavelmente, é um cristão proveniente do paganismo e de origem grega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário