A inédita deslocação da imagem foi um pedido expresso de Bento XVI, emérito, reiterado pelo Papa Francisco, integrando-se na Jornada Mariana do Ano da Fé.
Em carta dirigida ao Bispo de Leiria-Fátima, o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella, justifica a presença no Vaticano da imagem da Capelinha das Aparições com “desejo vivo” do Papa de que a Jornada Mariana possa “ter como sinal especial um dos ícones marianos entre os mais significativos para os cristãos em todo o mundo”.
Após o acolhimento, na Praça São Pedro, vai ter lugar uma “catequese mariana”, segundo o programa divulgado pela Santa Sé.
A partir das 19h locais, a imagem de Nossa Senhora de Fátima estará no Santuário do Divino Amor para a oração ‘Com Maria para além da noite’, evento organizado pelo Vicariato de Roma e patrocinado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.
A iniciativa inclui a oração do Terço “em união com os santuários marianos espalhados pelo mundo”, e uma vigília a partir das 22h.
No dia 13 de outubro, a imagem da Senhora de Fátima chegará à Praça São Pedro às 08h00, onde seguirá a oração do Terço (10h00) e a missa presidida pelo Papa Francisco às 10h30.
A jornada inclui uma celebração de consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria.
A imagem apenas deixa a Capelinha das Aparições em situações consideradas “muito especiais” e esta será a 12ª ocasião em que isso acontece.
A Rádio Vaticano transmitirá ao vivo, com comentários em português, seja a cerimônia de acolhimento da imagem de Nossa Senhora de Fátima no dia 12 de outubro (a partir das 11h50 – horário de Brasília), seja a Santa Missa presidida pelo Papa Francisco no dia 13 (a partir das 05h20 – horário de Brasília).
(BF/Agência Ecclesia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário