A equipe "Jovens Conectados", formada por voluntários que são responsáveis pelos canais de comunicação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, se reuniram em Brasília (DF) entre os dias 27 e 29 de setembro. “Foi o momento de pensarmos a nossa atuação após a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)”, explica padre Carlos Sávio Ribeiro, assessor da Comissão.
Dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão, participou de boa parte do evento, em que se realizou a avaliação da caminhada do grupo, especialmente na preparação e realização da Jornada. 25 jovens de todo o país integram efetivamente o grupo, mas há um grande número de colaboradores em todo o país, que realizam o trabalho, comunicando-se por meio das redes sociais.
Mas o plano agora é de expansão, com o lançamento de uma rede nacional de comunicadores, com representantes em cada diocese. O ponto de partida será o seminário que a Comissão para a Juventude vai promover no mês de dezembro próximo, e que deve propor a revitalização da pastoral juvenil no Brasil. “Neste seminário, vamos reunir representantes de todas as dioceses do país para avaliar a preparação e realização da JMJ, e traçar os rumos para a evangelização da juventude”, explica padre Sávio.
A equipe de comunicadores, dividida nos setores de rádio, televisão, marketing, jornalismo, redes sociais e tecnologia da informação, estão comprometidos a dar visibilidade e suporte a este planejamento. “O grupo dos Jovens Conectados é quem comunica, de forma estratégica e jovial, todas essas ações”.
O carro chefe do grupo é o site, porém deve ser iniciado em breve um trabalho efetivo também na televisão. “Temos muitos jovens no Brasil que atuam nesta área, e creio que podemos então produzir algo diferente e de qualidade. Ano que vem pretendemos avançar nessa iniciativa, com veiculação pelas TV’s católicas”, revela o assessor. Apesar do contato através das redes sociais, o grupo Jovens Conectados se reúnem duas vezes por ano. Em 2014, no primeiro semestre, o desejo é reunir a equipe em alguma cidade da Amazônia, aproveitando para realizar uma breve missão nas comunidades. No segundo semestre, o grupo deverá se encontrar na região sul do país.
SIR/CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário