domingo, 13 de outubro de 2013

Mártir Estevão Sándor será beatificado no próximo dia 19

A beatificação do mártir Estêvão Sándor, salesiano irmão, será realizada em Budapeste, Hungria, no dia 19 de outubro. Diversos encontros estão programados para esse evento, que se dá no ano do centenário da chegada dos salesianos às terras húngaras.
No dia 18 de outubro, na Casa de Péliföldszentkereszt será realizado um congresso, dirigido especialmente aos salesianos irmãos, no qual será apresentada a figura de Estêvão Sándor como modelo que viveu sua vocação entre jovens do mundo do trabalho e no empenho da animação de grupos juvenis e de oratório. Para a noite está programada uma vigília de oração organizada pela Família Salesiana.
O Rito da Beatificação se dará na manhã do dia 19, na praça em frente à Catedral de Santo Estêvão, em Budapeste, e será presidido pelo cardeal Péter Erdö, arcebispo de Esztergom-Budapeste e Primaz da Hungria. O Papa Francisco será representado pelo cardeal salesiano dom Angelo Amato, prefeito da Congregação das Causas dos Santos. Com o Reitor-Mor, padre Pascual Chavez, estarão presentes diversos membros do Conselho Geral, o postulador geral, vários inspetores e coirmãos procedentes de diferentes países da Europa.

De tarde haverá também uma festa dos jovens, organizada pelo Movimento Juvenil Salesiano da Hungria. No dia 20, enfim, na Igreja Paroquial de Szolnok, terra natal do próximo beato, será celebrada uma solene Eucaristia, presidida pelo Reitor-Mor dos Salesianos.
O Mártir Estêvão Sándor, salesiano irmão, assistiu e protegeu até a morte os jovens a ele confiados, testemunhando o Evangelho segundo o espírito de Dom Bosco e oferecendo a sua vida pela salvação da juventude húngara e pela defesa dos direitos da Santa Igreja.
Sobre Estevão Sándor
Estevão Sandro nasceu em Szolnok, na Hungria, no dia 26 de outubro de 1914. Desde pequeno, era assíduo frequentador de sua paróquia franciscana, onde foi coroinha. Integrou também a associação católica Szìvgàrda (Guarda do Coração), que promovia entre moços e moças atividades comunitárias e educacionais inspiradas na devoção ao Sagrado Coração.
Conheceu Dom Bosco por meio do Boletim Salesiano e sentiu-se atraído pelo carisma salesiano. Em 1936, foi aceito no Clarisseum, de Budapeste, onde por dois anos fez o aspirantado, frequentando, na Escola de Artes Gráficas Dom Bosco, o curso de técnico-impressor. Iniciou o noviciado, mas teve que interrompê-lo por convocação das forças armadas. Em 1939, recebeu a dispensa definitiva e, terminado o noviciado, fez a primeira profissão no dia 8 de setembro de 1940 como Salesiano Irmão.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, empenhou-se na reconstrução da sociedade húngara, dedicando-se especialmente aos jovens mais pobres, que reunia e ensinava um ofício.
Em 1949, o Estado húngaro iniciou uma perseguição aos católicos. Estevão continuou clandestinamente o seu apostolado. Em julho de 1952 foi preso e nunca mais visto. Um documento oficial certifica o processo e a condenação à morte, executada por enforcamento, no dia 8 de junho de 1953.No site dos SDB já está disponível, em diversas línguas, variado material e recursos úteis para viver plenamente o evento da Beatificação de Estêvao Sándor, Mártir da Fé.

Fontes: ANS – ISJB

Nenhum comentário:

Postar um comentário