youtube:
"RIO DE FÉ - UM ENCONTRO COM PAPA FRANCISCO"Em dezembro chega em todas as lojas do País o documentário “Rio de Fé, um encontro com Papa Francisco”, dirigido por Cacá Diegues.
É um documentário dirigido por Carlos Diegues durante a Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho de 2013 que reuniu cerca de 3,7 milhões de jovens de todo o mundo. Essa foi a primeira viagem do Papa Francisco ao exterior desde que assumiu o pontificado, em março do mesmo ano. Durante o filme mostra-se a cultura do encontro pregada pelo Papa Francisco, através de cinco olhares: o da Igreja, do peregrino, da cidade, da favela e o da tolerância religiosa.
A JMJ foi um evento inesquecível para todos – católicos ou não, um encontro que mostra esse grande abraço místico e humano, peregrino e missionário, cristão e universal.
Ao longo de quase uma hora e meia de filme, é possível conhecermos personagens distintos uns dos outros que participaram desse grande evento, movidos pela fé, com o objetivo de encontrar ao próximo.
Priscila, moradora da Maré, voluntária da JMJ, esteve perto do Papa durante os dias da Jornada.
Walmyr Junior, também morador de comunidade, que poderia fazer parte das estatísticas dos marginalizados pela violência. Após um trabalho junto à Pastoral da Igreja sentiu suas esperanças renovadas e, durante a Jornada, conheceu o Papa.
Albert, um peregrino argentino que caminhou desde o seu país rezando pela chegada do coração para uma criança que precisava de transplante. Acompanhamos a trajetória de Fábio Mateus, outro peregrino
que demorou mais de quatro meses em peregrinação do Ceará ao Rio, culminando com uma emocionante chegada na Catedral do Rio de Janeiro.
Riad Ribeiro, jogador de vôlei, que reformou a sua própria casa para acomodar peregrinos de diferentes lugares.
“Rio de Fé” também propicia um rico debate a respeito da tolerância religiosa, indo ao encontro do discurso do Papa Francisco. Durante os dias da Jornada, peregrinos puderam conhecer outras religiões e visitar um centro de Umbanda e Candomblé, mostrando que a crença é individual, mas que o encontro e o diálogo são necessários para o mundo viver em paz. Muçulmanos, católicos e judeus se encontraram em um único evento promovido por Dom Orani e juntos levantaram temas a respeito da fé do ser humano. O filme apresenta um amplo leque de pontos de vista, incluindo um membro da Opus Dei, um ateu, Leonardo Boff, entre outros.
Fonte: Assessoria de Imprensa JMJRIO2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário