terça-feira, 12 de novembro de 2013

Faleceu em Jerusalém aos 78 anos o biblista dominicano Pe. Jerome Murphy O'Connor


Faleceu ontem em Jerusalém, aos 78 anos, o ilustre biblista dominicano, Padre Jerome Murphy O’Connor. De nacionalidade irlandesa, era um dos maiores especialistas no mundo sobre o Apóstolo Paulo e suas Cartas.
Nascido em Dublin em 1935 em uma numerosa família católica, ao tornar-se dominicano foi enviado para estudar em Friburgo, na Suíça, posteriormente na Alemanha e por fim na ‘École Biblique et Archéologique Française’, de Jerusalém, onde por muitos anos foi um dos docentes mais ilustres.
Padre O’Connor foi autor do Guia histórico-arqueológico da Terra Santa, que o tornou conhecido em todo o mundo. O livro foi publicado em inglês em 1980 pela Universidade de Oxford e a sua 5ª edição impressa em 2008. A sua produção literária, no entanto, é gigantesca, refere o site .terrasanta.net. Além da sua especialidade nas Cartas de São Paulo, era também conhecido pela sua competência como Arqueólogo.
No verão de 2006, enquanto estava nos Estados Unidos para uma série de conferências sobre São Paulo, foi atingido por uma grave doença. Recuperando-se retornou à Jerusalém onde retomou com paixão o seu trabalho. Recentemente havia doado preciosos livros de sua biblioteca pessoas a uma Universidade em Madagascar. (JE)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário