sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

321 Bíblias expropriadas por usar a palavra "Alá" para referir-se a Deus

As autoridades do Departamento Religioso Islâmico de Selangor (JAIS), na Malásia, expropriaram nesta quinta-feira 321 Bíblias, propriedade de um grupo cristão, por utilizar a palavra "Alá", considerada exclusiva para os escritos e ritos muçulmanos, para referir-se a Deus.

No mês de outubro de 2013, um tribunal ordenou que a palavra árabe só poderia ser utilizada pelos muçulmanos, muitos deles da etnia malaia, o maior grupo étnico do país junto às também importantes minorias cristã, hindu e budista. Esta sentença revogou a decisão de um tribunal que permitia um jornal católico impresso em malaio, o idioma nacional do país, utilizar a palavra "Alá".

Os agentes do JAIS expropriaram as Bíblias durante uma blitz em uma das sedes da Sociedade da Bíblia da Malásia (SBM), cujo diretor, Lee Min Choon, assegurou que as autoridades tinham escoltado dois de seus empregados a uma delegacia de polícia para prestar depoimento e serem liberados posteriormente sob fiança.

"Disseram-nos que estavam investigando-nos por não cumprir uma lei do estado de Selangor que proíbe os não muçulmanos a utilizarem a palavra 'Alá'", assegurou Lee Min Choon.

Embora as autoridades do JAIS realizem de forma ocasional um controle na fronteira para evitar a entrada de Bíblias da Indonésia, esta foi a primeira vez que realizam uma operação de recolhida de bíblias em instalações de uma organização cristã.

Muitos cristãos dos estados rurais de Sabah e Sarawakm, localizados na ilha de Bornéu, que utilizaram a palavra "Alá" para referir-se a Deus durante séculos, transladaram-se de forma maciça tanto a Selangor como a outras partes da Malásia peninsular nos últimos anos, em busca de emprego.

Dentro da lei

O principal partido político da coalizão de Governo do primeiro-ministro, Najib Razak, a Organização Nacional de Malaios Unidos (ONMU) assegurou que seus membros farão um grande protesto em todas as igrejas de Selangor este domingo contra o uso não autorizado da palavra "Alá".

"Há leis em Selangor, e um decreto que foi emitido por sua alteza o sultão. Portanto, eles (as autoridades) estão cumprindo o decreto do sultão", assegurou o ex-primeiro ministro e vice-presidente do partido, Muhyidin Yasin. "Não estão fazendo nada contra a lei", acrescentou.

O sultão de Selangor, um dos nove que ostentam por turnos o cargo de chefe de Estado do país, decretou no ano passado que os não muçulmanos deveriam evitar utilizar o nome do Alá nas Bíblias e pediu a todos os muçulmanos unir-se contra os "maus elementos" que dão um mau uso à palavra.

A postura cada vez mais rígida do Departamento Religioso mostra como os líderes muçulmanos alcançaram um maior grau de radicalidade em seu papel de defesa do Islã.

A mudança nesta legislação provocou uma maior preocupação sobre as autoridades religiosas, que habitualmente atuam a favor dos muçulmanos e que operam de forma conjunta com os tribunais civis, e sobre o fato de que agora contem com um poder legal ainda maior.

Fonte: ACI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário