quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Dias de Espiritualidade da FS têm início dia 16

Tem início nesta quinta-feira, 16 de janeiro, a 32ª edição dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana (DEFS). O tema do encontro, inspirado na Estreia do reitor-mor dos salesianos, padre Pascual Chávez, é dedicado à espiritualidade de Dom Bosco, e integra as primeiras atividades do terceiro ano de preparação ao bicentenário do seu nascimento.
 
Os DEFS são um encontro tradicional da Família Salesiana (FS) que tem como intuito reunir, na reflexão comum e na partilha do carisma, os representantes dos vários grupos da Família Salesiana. Iniciado em 1973 - com uma pausa nos anos 2001 a 2003 - as várias edições debateram temas específicos, sempre relacionados com a sociedade, a Igreja e a cotidianidade da missão entre os jovens.

Um dos primeiros temas abordados no encontro será realizado pelo padre salesiano José Luis Plascencia. Ele falará sobre o “encontro com Jesus de Nazaré”. Em seguida será realizado um momento de debate entre jovens, casais e estudantes participantes do encontro com o reitor-mor dos salesianos, padre Pascual Chávez.
 
No dia 17, o padre Aldo Giraudo trará uma discussão sobre “a sensibilidade espiritual de Dom Bosco e chaves interpretativas para chegar-se ao seu ensinamento”. Em seguida o reitor-mor abordará o tema “a caridade pastoral: centro e síntese da Espiritualidade Salesiana”. No período da tarde serão apresentados testemunhos de espiritualidade, vividos em vários âmbitos: novas fronteiras e periferias; pátio digital; casas-lar e encontro com os imigrantes.
 
Para a manhã de sábado, 18, está programada uma mesa-redonda que apresentará três experiências de espiritualidade salesiana. Posteriormente o reitor-mor entregará a todos os presentes a Estreia 2014 e os superiores dos respectivos grupos da Família Salesiana prestarão uma homenagem ao padre Chávez pelos doze anos vividos na condução espiritual e como centro da Família Salesiana.
 
A Assembleia terminará domingo, 19 de janeiro, com uma celebração Eucarística presidida pelo reitor-mor e que será exibida ao vivo no site www.missionidonbosco.tv. Posteriormente serão compartilhadas as conclusões dos vários grupos de trabalho e, para terminar, o padre Chávez entregará a mensagem final desta edição dos DEFS.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário