sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Estão abertas as inscrições para o 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores e 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação

Com o objetivo de articular e animar a Pastoral da Comunicação na Igreja do Brasil a partir da cultura gerada pelas novas tecnologias, serão realizados, de 24 a 27 de julho, em Aparecida (SP), o 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação e o 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores. As inscrições para os encontros estão disponíveis até 23 de junho, com vagas limitadas. Confira os valores e a ficha de inscrição, no link Encontro Nacional. Para participar dos encontros é necessária apenas uma inscrição. São esperados aproximadamente 700 participantes.Essa é a primeira vez, que as comissões para a Comunicação e Juventude da CNBB promovem o encontro em conjunto, buscando integrar suas atividades de evangelização. O evento marcará também a celebração de um ano da Jornada Mundial da Juventude no Brasil.

De acordo com a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Ir. Élide Fogolari, esta é uma oportunidade de comunhão nos trabalhos das comissões. “Integrar esses dois grandes grupos da Igreja é entender que a comunicação e a evangelização são realizadas, sobretudo, pela juventude que deseja algo novo e tem esperança. A maioria dos participantes que atua na Pastoral da Comunicação é jovem”.

O tema “Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital” será refletido ao longo do encontro nos seminários e painéis com a presença pesquisadores da comunicação. Está confirmada a participação de palestrantes internacionais como o padre jesuíta, Antônio Spadaro, autor dos livros Web 2.0 e Ciberteologia e de Letícia Soberón, da Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), entre outros especialistas.

“Nós entendemos que no universo da comunicação temos mais possibilidades do que desafios. Hoje, as mídias sociais digitais oferecem vantagens para a propagação do Evangelho de forma rápida e imediata. Isso, abre um horizonte sem limites, chegando a mensagem a mais pessoas”, explica Ir. Élide sobre o tema escolhido para o encontro.
Rede de Informática

Pelo segundo ano consecutivo, a Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA) participa do Encontro Nacional da Pascom. Em 2012, a rede foi lançada oficialmente aos comunicadores e agentes da Pastoral da Comunicação. Para o assessor da RIIBRA, padres Clóvis Andrade de Melo, o espaço é de avaliação e para definir metas para os próximos anos.

“Chegou o momento de avaliar quais iniciativas estão sendo desenvolvidas na internet pelos agentes pastorais, nas dioceses e por instituições. Durante o encontro, serão oferecidas entre as oficinas, a teoria e prática na web com a participação de especialistas e com testemunhos de experiências nas atividades de evangelização pela internet”, comenta padre Clóvis. Ainda segundo o assessor, o encontro da Pascom contribuirá para definição de estratégias de ação que visam potencializar os trabalhos da RIIBRA na Igreja do Brasil.

Sabia mais, acessando o folder do 4ª Encontro da Pascom.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário