quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Nova Catedral de Niterói sorteia um carro

A Nova Catedral de Niterói, projeto realizado por desejo ainda do saudoso Arcebispo D. Carlos Alberto Navarro, iniciado no final dos anos 90 e ‘deixado’ em oração por algum tempo por D. Alano Maria Pena OP, nosso Arcebispo Emérito, ressurge agora em momento muito especial. Amadureceu, e poderá ser finalmente viabilizado – dependendo apenas de recursos financeiros para isto. Será certamente lugar de evangelização e edifício que saberá levar todos a Deus não apenas pelo sagrado que abrigará, pelas celebrações que ali ocorrerão, pelos serviços prestados pela igreja, mas ainda por sua própria arquitetura, capaz de emocionar todos os que por ali passarem futuramente, elevando-os ao Belo mais puro, o próprio Deus.

Oscar Niemeyer, autor do projeto, falecido no último mês de dezembro, expressou, ele mesmo, a satisfação pelo projeto, que chegou a ver como a sua “obra-prima”, considerando a beleza do conjunto e a harmonia criada com a paisagem e com os demais edifícios do chamado Caminho Niemeyer, que passaria uma vez pronto, a ser marco arquitetônico e cultural de nossa cidade. De fato, um belíssimo projeto que, por sua forma, traduzindo em arte a mitra e o solidéu episcopal, põe em relevo a defesa da fé e a comunhão da Igreja, um só Corpo. Além disso, por meio da transparência de seus limites – o vidro que marcará a estrutura – nos remete à pureza do Deus Uno e Trino, cuja plenitude ainda não percebemos por inteiro, mas que já nos permite viver a dialética do “já, mas ainda não” e nos alimenta dia a dia em nossa sede do Eterno, no encontro com a nossa humanidade, cujo sentido só se completa nesse encontro com Deus.

Vimos o projeto nascer e percebemos toda a sua importância, sendo inclusive elemento impulsionador de todo o Caminho Niemeyer; acompanhamos o seu processo de reestruturação, diante das necessárias adaptações que a liturgia e a capacidade de abrigar os fiéis exigiam; emocionamo-nos com a bênção dada a sua pedra fundamental pelo Papa João Paulo II, hoje Beato, e fincada no terreno na Solenidade do Natal de 1999, inaugurando o grande Jubileu; acompanhamos seu amadurecimento; e agora o vemos frutificar, em pleno Ano da Fé, e em meio a este processo importantíssimo de preparação para a JMJ Rio 2013, quando nos voltamos de forma tão particular para os jovens, esperança da Igreja, um evento que tem como um de seus patronos o próprio Beato João Paulo II. Louvado seja Deus! Ele tem os Seus caminhos, os Seus eleitos, a Sua hora!

Rezemos todos em louvor por esta retomada oficial e também para que o atual governo continue a apoiar este projeto tão belo, que, além de toda a evangelização que poderá abrigar e promover, será ainda lugar de reconhecimento cultural do município, impulsionando, sem dúvida, o seu turismo e dando visibilidade à cidade pelas vias da arte e do sagrado. Sustentemos esta obra mantendo nossas almas em oração, sempre, para que o projeto aconteça para a glória de Deus, não para o orgulho do Homem. Vivamos por Ele, em resposta ativa ao convite de nosso Arcebispo D. José Francisco!

Que Deus nos abençoe e nos permita ter os recursos de que precisamos para garantir que esta obra saia do papel. Assim seja!

A Nova Catedral irá fazer um sorteio no dia 25/06/14 pela Loteria Federal.
 basta adquirir seu bilhete por apenas 10 reais nas paróquias  e concorrer a esse Renault Clio Hatch 2013.
O prêmio foi uma doação do Grupo Dinisa para nos ajudar no Projeto Nova Catedral.
Participe.
http://novacatedral.arqnit.org.br/


Fonte: Nova Catedral


Nenhum comentário:

Postar um comentário