segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Igreja Católica e Família Salesiana lamentam a perda dos salesianos assassinados na Venezuela

Os Salesianos de Dom Bosco e a Família Salesiana comunicam, com tristeza e profunda preocupação, a violência expressa na comunidade do Colégio Dom Bosco, em Valência Venezuela, no último sábado, 15 de fevereiro.

À meia-noite, dois jovens armados entraram no colégio. Em uma ação de roubo com violência mataram cruelmente o padre Jesus Plaza , 80 anos, e o irmão Luis Sánchez, 84. Na luta pela defesa de seus irmãos, o diretor da comunidade, padre David Marin, ficou ferido. Ele passou por uma cirurgia de emergência e agora está fora de perigo. O funeral do padre Plaza e do irmão Sánchez será nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, às 12h, no Santuário de Maria Auxiliadora em anexo à escola Dom Bosco, em Valência.

Além de abusos violentos em espaços comunitários, os infratores também entraram na capela, insultando e profanando o Santíssimo Sacramento, roubando ornamentos e vasos sagrados.

Nota da Igreja Católica na Venezuela

"Sofremos uma perda irreparável com a morte de dois religiosos da Família Salesiana. Eles serviram, no vasto campo da educação no país, muitos jovens necessitados. Como Família Salesiana repudiamos todos os atos de violência contra qualquer pessoa e reivindicamos às autoridades competentes que esclareçam os fatos para continuar no caminho da justiça social e da paz que nos falta nos últimos anos".

Biografia

Padre Erasmo Praça Salessi Jesus nasceu em 2 de junho de 1934, em La Mesa de Ejido Mérida Estado. Sua primeira profissão religiosa como salesiano foi realizada em 8 de setembro de 1952 e a ordenação sacerdotal foi celebrada em 15 de agosto de 1962, na cidade da Guatemala, onde estudou Teologia. Ele exerceu seu ministério sacerdotal com simplicidade, fraternidade e uma dedicação apostólica especial, muitas vezes em atenção o trabalho da paróquia.


Irmão Luis Morantes Edilberto Sánchez nasceu em Boavita (Boyaca, Colômbia), no dia 23 de outubro de 1929. Sua primeira ocupação foi como salesiano religioso em 16 de agosto de 1956, em Los Teques. Seus estudos acadêmicos foram dedicados à educação técnica, referências comerciais, o que lhe permitiu uma longa e qualificada atuação como educador religioso entre os jovens do Colégio Salesiano em Sarria, Puerto La Cruz e Dom Bosco, em Valência.

Missão Salesiana de Mato Grosso
Fonte: Boletim Salesiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário