terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Missa de acolhida do novo cardeal no RJ

                                                 Foto Bete Iane
Após cumprir uma extensa agenda de atividades no Vaticano, Dom Orani chegará à Cidade Maravilhosa na manhã de 25 de fevereiro. No mesmo dia, toda arquidiocese é convidada a render graças a Deus participando da Santa Missa, às 18h, na Catedral de São Sebastião.

A concentração está marcada para às 17h45 na porta da Catedral, onde o arcebispo será recepcionado pelo governo arquidiocesano: bispos auxiliares, cabido metropolitano e vigários episcopais. Antes da celebração, haverá um momento de meditação mariana.

A mobilização tem sido geral para que todos os membros do clero e representatividades pastorais da arquidiocese participem deste momento único de agradecimento a Deus e homenagens ao novo cardeal brasileiro.

Todos os segmentos da sociedade foram comunicados sobre o evento, e muitos já confirmaram sua adesão. A Federação Islâmica, a comunidade judaica, Igrejas irmãs cristãs e autoridades civis, militares, políticas e consulares já firmaram que estarão presentes.

Uma Igreja de tradição

Segundo o chefe de gabinete do arcebispo, padre Márcio Sérgio Oliveira de Queiróz, é comum que toda vez em que o arcebispo recebe um título seja feita uma homenagem de acolhida. Por isso, toda arquidiocese se prepara para participar deste momento celebrativo.

“O Rio de Janeiro foi a primeira sede cardinalícia da América Latina, o que criou uma tradição de termos sempre um arcebispo que venha ser criado cardeal. E podemos ver que a cada momento em que isso aconteceu foi razão de grande festa para a Igreja”, afirmou.

Homenagens ao Cardeal

Após a chegada ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Cardeal Tempesta seguirá em direção à Igreja Cristo Redentor, na Avenida Brasil, 4947, em Bonsucesso. No local, será feita uma cerimônia de acolhida, com momentos de orações e bênçãos. Consta na programação que será entregue um presente à comunidade das Missionárias da Caridade (Congregação fundada por Madre Teresa de Calcutá), por causa da ligação direta com atividades ligadas à caridade.

“O arcebispo quis que sua primeira visita oficial na arquidiocese fosse a uma obra social. Não só pelo próprio espírito que hoje nos convida a viver isso, mas pelo Ano da Caridade que a arquidiocese está vivendo”, frisou.

A capela pertence à Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, em Bonsucesso.
Fonte: Arq.RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário