terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Quadro que vai compor santuário do Cristo Redentor passa por igrejas do Rio

A partir do dia 20 de abril, domingo de Páscoa, o Santuário do Cristo Redentor receberá um quadro representando a Ressurreição de Cristo sob a ótica do pintor Mário Mendonça, que completa 80 anos de idade e 50 de pintura este ano. Antes, porém, o trabalho vai percorrer seis igrejas do Rio a partir da próxima quinta-feira (29), começando pela Matriz da Ressurreição, em Copacabana, e terminando pela Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro.

O quadro passará ainda pela Paróquia Nossa Senhora de Copacabana; Matriz de Santa Mônica, no Leblon; Paróquia Santo Agostinho, na Barra da Tijuca; e Paróquia Nossa Senhora do Parto, no Centro. Confira a programação completa das igrejas no fim da matéria.

O artista explicou que optou seguir uma linha clássica e de fácil entendimento ao pintar a obra, em que apresenta a Santíssima Trindade, distanciando-se um pouco de seu estilo contemporâneo. Uma pomba pousada sobre a mão esquerda de Cristo simboliza o Espírito Santo. Do lado direito, ao alto, está a mão de Deus o abençoando. No manto do Sudário, o pintor inscreveu a frase: "Jesus ressuscitou para que todos tivessem vida plena, inclusive os que ainda se encontram no ventre materno".
Fonte: Sidney Rezende
"Antes de pintar, precisei voltar duas vezes à Itália para rever e estudar as obras dos mestres Fra Angelico, Michelangelo, Leonardo e Botticelli e, principalmente, o Sudário de Turim. Fiquei feliz com o resultado", conta Mário Mendonça, que possui obras expostas no Museu do Vaticano (Itália), Ibero Amerikanisches Institut (Alemanha), Museu Ludmila Jiukava(Bulgária), Museu Nacional de Belas Artes (Brasil), entre outros.

Igrejas que vão expor o quadro antes de sua instalação no Santuário do Cristo Redentor do Corcovado:

29/1 a 11/2 - Matriz da Ressurreição (Copacabana)

12 a 25/2 - Paróquia Nossa Senhora de Copacabana

26/2 a 11/3 - Matriz de Santa Mônica (Leblon)

12 a 25/3 - Paróquia Santo Agostinho (Barra da Tijuca)

26/3 a 8/4 - Paróquia Nossa Senhora do Parto (Centro)

9 a 19/4 - Catedral Metropolitana de São Sebastião (Centro)

20/4 - Santuário do Cristo Redentor do Corcovado

Nenhum comentário:

Postar um comentário