domingo, 9 de fevereiro de 2014

Terço e louvor no Monumento de N.Sra Auxiliadora Niterói

Dia 15/02 às 8h a ADMA(Associação dos Devotos de Maria Auxiliadora) convida para um terço e louvor no monumento de N. Sra Auxiliadora com crianças e jovens.
N.Sra Auxiliadora padroeira "aeque principalis" da Arquidiocese de Niterói.
O Monumento a Nossa Senhora Auxiliadora, construído a cem metros do nível do mar, no morro do Atalaia, em Santa Rosa, Niterói. Com sua construção, o Pe. Luís Zanchetta, salesiano idealizador da obra, visava a comemoração dos quatrocentos anos do descobrimento do Brasil e à celebração dos vinte e cinco anos da primeira expedição missionária salesiana, enviada à Argentina por Dom Bosco. Mas o motivo altaneiro da edificação desse monumento foi a propagação do culto de Nossa Senhora, sob a invocação de "Auxilium Christianorum ", em reconhecimento de sua glória e em agradecimento por seus muitos favores e suas inúmeras graças. Por isso, para gáudio dos niteroienses, foi também solenissimamente assentada, em 15 de dezembro de 1901, a primeira pedra do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora que, hoje, é a Basílica de N. S. Auxiliadora.

O Monumento de N. S. Auxiliadora é obra de arte, valioso bem cultural de Niterói, cidade fundada por Araribóia, à margem oriental da Guanabara. Seu estilo é o Bossan, um misto de gótico e árabe, sendo seu risco de autoria do Engenheiro Domingos Delpiano, irmão salesiano. Foi edificado sobre armações de ferro, com trezentos mil tijolos, argamassa especial de cal, areia, cimento e terra romana.

Na rocha em que se alicerça a obra prima de Delpiano, está escrito, em latim, o versículo bíblico "In petra exaltasti me" (Salmo 60,2), cuja tradução é a seguinte: Sobre um rochedo me elevarás.


A torre do Monumento a N. S. Auxiliadora tem 34m, perfazendo um total de 40m de altura. A base do pedestal ocupa uma área de 64m² e forma um bloco com 676m². A estátua de N. S. Auxiliadora, que em cima a monumental construção, é oca, tem 6m de altura, pesa cerca de 2000kg, foi trabalhada em cobre batido e modelada em Milão, na Itália, pelos artistas Giudici e Deo Bo. Essa estátua também é ladeada por dois enormes candelabros de ferro, cada um pesando 600kg, que sustentam grandes lâmpadas elétricas.

Na base do Monumento a N. S. Auxiliadora há o altar do Oriente e o altar do Ocidente. Como o Monumento, o altar do Ocidente está de frente para a Guanabara, dentro de uma linda capela foi decorada pelo artista Parlati. No altar do Oriente, na manhã de 8 de dezembro de 1900, celebrou a missa o Pe. Miguel Borghino, primeiro diretor do Colégio Salesiano Santa Rosa, enquanto o Pe. Pedro Rota, segundo diretor do Salesiano, simultaneamente o fazia no outro altar. Uma multidão assistiu a essas duas Eucaristias concomitantes, embora o tempo estivesse chuvoso.
Uma escadaria de 365 degraus conduz até o Monumento a N. S. Auxiliadora. Nos primeiros anos de sua contrução havia um veículo funicular que levava os visitantes até ele. Desse veículo serviram-se milhares de pessoas, como Francisco de Paula Rodrigues Alves, Presidente do Brasil, e Nilo Procópio Peçanha, Presidente do Estado do Rio de Janeiro, durante a visita que fizeram ao Colégio Salesiano, em 31 de outubro de 1906, dia em que foram inaugurados, em Niterói, os bondes elétricos da Cantareira.


Fonte: .oocities/
Leonel José de Souza Neto, membro da União de Ex-alunos Salesianos de Niterói.

Fotos: Bete Iane

Nenhum comentário:

Postar um comentário