Fonte: Rádio Vaticano
Com as peregrinações aos lugares salesianos, de 22 a 25 de fevereiro, serão abertos os trabalhos do Capítulo Geral dos salesianos, quando será eleito o X sucessor de Dom Bosco e serão traçadas as linhas gerais da Congregação para os próximos seis anos.
O 27º Capítulo Geral será realizado na Casa Generalícia, em Roma, de 3 de março a 12 de abril, com o tema “Testemunhos da radicalidade evangélica”. Na ocasião, será aprofundado o lema indicado pelo Reitor Mor: “trabalho e temperança.
Antes da abertura oficial, estão previstos dias de preparação humana, salesiana e espiritual, para auxiliar os participantes a entrar num clima mais idôneo para o encontro.
De sábado 22 de fevereiro até o dia 24, os Capitulares estarão empenhados numa peregrinação a Turim e aos lugares salesianos, como simbólico retorno às origens e para chegar às fontes do carisma de Dom Bosco. Após, de 26 de fevereiro até 2 de março, serão realizados os Exercícios Espirituais.
O Capítulo Geral é um dos eventos mais importantes na vida de uma Congregação religiosa. Para os salesianos, realiza-se a cada seis anos, salvo convocação extraordinária. Este “é o encontro fraterno no qual os salesianos realizam uma reflexão comunitária para manterem-se fiéis ao Evangelho e ao carisma do fundador e sensíveis às necessidades dos tempos e dos lugares”, reza o artigo 146 das Constituições.
Participarão do 27º Capítulo Geral os membros do Conselho Geral, todos os Inspetores e Superiores salesianos e um ou dois representantes – segundo a consistência numérica das comunidades – para cada uma das 90 Inspetorias do mundo. Serão 220 os participantes, dos quais 207 Capitulares e 13 convidados. (JE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário