quarta-feira, 19 de março de 2014

Arquidiocese do Rio lança Diretório Litúrgico

                                                        Fonte: Arq.RJ

A Comissão Arquidiocesana de Liturgia lançará, a pedido do arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, um Diretório Litúrgico. A solenidade será no próximo sábado, dia 22 de março, de 9h às 11h, no Colégio Coração de Maria, que fica na Rua Tonelero, 56, em Copacabana.

Na Igreja latino-americana, para o mesmo fim, já existem a Instrução Geral do Missal Romano e a instrução das leituras da missa (com todas as informações teológico-pastorais e informações necessárias). Eles orientam a realização das celebrações. Mas, segundo o coordenador da Comissão Arquidiocesana de Liturgia, cônego Antônio José de Moraes, pensando na peculiaridade existente em cada comunidade, o arcebispo pediu que fosse criado esse diretório, como exercício do Ano da Fé, que foi celebrado em 2013, para adaptar as celebrações a cada comunidade de fé. Ainda não há previsão do início das vendas do guia mas, segundo o Cônego Moraes, eles começarão a ser vendidos em breve e a um preço bem próximo ao de produção para que todos possam ter acesso.

Para dar vida a esse pedido, a Comissão de Liturgia se reuniu ano passado com os padres e representantes dos vicariatos, e fez um levantamento das questões de cada comunidade.

“Foi pedido que apresentassem como conhecem a comunidade. E antes da Jornada Mundial da Juventude foi feita uma reunião com o próprio povo. Tivemos uma resposta maravilhosa. Mandaram perguntas, orientações, questões...”, explicou cônego Moraes.

A Celebração da Eucaristia, segundo ele, quanto mais despoluída e despida de adereços, mais permite enxergar o essencial. E esse foi o objetivo da comissão ao criar o novo diretório.

“A celebração se adapta à época. Todas as manifestações fazem parte, desde que não ultrapassem os limites da própria celebração. Mas quem é que vai dizer até onde vão esses limites? A própria celebração diz o que se celebra: como se está celebrando, como e quando. E isto é o que chamamos de Teologia da Liturgia ou a Mistagogia, a explicação do mistério da fé. Não de fora para dentro, mas da própria celebração vai se extraindo isso”, afirmou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário