quinta-feira, 13 de março de 2014

Como vencer as tentações

O Evangelho deste 1º Domingo da Quaresma (Mateus 4, 1-11), nos mostra a luta de Nosso Senhor Jesus Cristo contra Satanás, usando sempre frases da Sagrada Escritura, como que a sugerir-nos que da Palavra de Deus nos vem a luz para sabermos o que havemos de fazer, na hora da tentação.

O Demônio tenta-nos sempre com a mesma tática.

‑ Parte, de ordinário, de uma coisa naturalmente boa. Em seguida deforma-a, exagerando, transformando em outro o objeto inicial da tentação.

Nas tentações de Jesus, o demônio parte da fome (1ª); da Sua missão de Messias que devia ser reconhecida por todos (2ª); e de Ele querer estabelecer um Reino universal (3ª).Para nós, pode partir do cansaço, de qualquer carência natural, da amizade, do cuidado das coisas temporais, etc.

‑ Quando nos quer enganar, não nos leva, em geral, a dizer não a Deus imediatamente, mas a atrasar o nosso sim a Deus, a deixar para depois. Ele sabe que, por sucessivos adiamentos, consegue levar-nos a faltar ao dever.
Nas três tentações a que se submete, Jesus resume todas aquelas que podemos sofrer:

‑ Voltar todas as nossas preocupações para os cuidados materiais da vida. Depois, o prazer é desligado da sua finalidade: ao comer procura o sabor, em vez da alimentação; na sexualidade, o prazer, em vez de o colocar ao serviço da vida, do amor e da família; no desejo de alcançar um fim (mesmo bom) o inimigo leva-nos a não olhar os meios para o conseguir. Um fim bom nunca pode justificar meios que Deus condena.

Na Quaresma, aprendemos a lutar contra as tentações, a renovar nossa vida de filhos de Deus. Preparemo-nos generosamente para uma renovação interior nesta Quaresma, pela fidelidade às promessas do nosso Batismo.

Preparemo-nos também para a luta, o combate espiritual da santificação. «Jejuou quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome.»Todo o bom desportista prepara-se cuidadosamente para a competição, treinando-se e prevenindo-se contra a tática do adversário. Jesus Cristo prepara-Se para este combate singular pela oração e o jejum durante quarenta dias e quarenta noites.

O jejum pode apresentar-se sob diversas formas:
‑ na comida e bebida, com referências à qualidade e à quantidade;
‑ nos olhos e nos ouvidos, quando nos abstemos de coisas más e de outras que, mesmo sendo boas, nos custa passar sem elas, tais como programas de televisão, restringir o uso do carro, mortificar os olhos, a língua nas conversas, restringir o uso da internet, etc.
‑ A mortificação há de ser contínua, como os exercícios do atleta, para o manterem em boa forma.

Recorramos filialmente à ajuda de Nossa Senhora, a fim de alcançarmos a vitória.

DOM ANTONIO CARLOS ROSSI KELLER
BISPO DE FREDERICO WESTPHALEN (RS)
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário