quarta-feira, 26 de março de 2014

Especial Copa 2014- cidade Sede Manaus

Entenda o cartaz:
O pôster da Sede Manaus ilustra uma característica única: aqui, no coração da maior floresta tropical do mundo, somos todos Torcedores por Natureza. Torcemos por grandes jogadores, por partidas memoráveis, por gols de tirar o fôlego. E nós também torcemos pela natureza. Afinal de contas, estamos todos jogando no mesmo time.

Manaus

Uma das atrações mais extraordinárias de Manaus é a própria localização: a confluência dos rios Negro e Solimões, que dão continuidade ao rio Amazonas. As águas escuras do Negro e as barrentas do Solimões fluem lado a lado por 18 quilômetros sem se misturarem, proporcionando um dos espetáculos mais majestosos da Amazônia.

Desde que foi habitada pela primeira vez, em 1669, Manaus teve uma evolução constante até se tornar a capital do Amazonas e, finalmente, a metrópole da Amazônia. Atualmente, é a 12ª. cidade mais populosa do Brasil, com pouco mais de dois milhões de habitantes, tendo se transformado em um polo econômico durante o século XX, após a construção da Zona Franca.

O clima equatorial é outro destaque de Manaus, que tem temperatura média anual de 28ºC, umidade do ar acima de 80% e duas estações bem definidas: a das chuvas (dezembro a maio) e a chamada estação das secas, entre junho e novembro, quando a precipitação não é tão intensa e a temperatura chega a alcançar os 40ºC.

A combinação das impressionantes belezas naturais, das tradições locais e de uma metrópole em crescimento fornece a Manaus uma atmosfera única, graças, também, a locais tão diversos como o Teatro Amazonas — uma sala de concertos que abriga anualmente o Festival Amazonas de Ópera — e o Boi Manaus, festa que comemora o aniversário da cidade, embalada pelos sons do típico ritmo do Boi-Bumbá.

Futebol
Manaus é o lar da maioria dos clubes de futebol do estado do Amazonas e, consequentemente, de muitas rivalidades. O Nacional Futebol Clube detém o recorde de títulos estaduais, mas nos últimos anos foi o São Raimundo Esporte Clube que chamou a atenção do país com boas atuações na Copa do Brasil. Atlético Rio Negro Clube, Nacional Fast Club e América Futebol
Clube são as outras equipes mais tradicionais.

O Estádio Vivaldo Lima, também conhecido como Vivaldão, foi o palco futebolístico mais importante do Amazonas, tendo recebido os jogos decisivos do estado desde a sua inauguração, em 5 de abril de 1970, quando a Seleção Brasileira fez uma escala na cidade poucos dias antes de seguir para o México para jogar a Copa do Mundo da FIFA. O Brasil derrotou a seleção do Amazonas por 4 a 1 em uma partida que foi vista por dignitários
do calibre de Stanley Rous, então presidente da FIFA.

Para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o Vivaldão dará lugar a um dos mais bonitos estádios do Brasil: a Arena Amazônia, com capacidade para 42.618 torcedores.



Arena Amazônia

A Arena Amazônia, antigo Estádio Vivaldão, pode não ser um palco tradicional do futebol brasileiro, mas certamente atrairá um grande número de torcedores graças à sua localização privilegiada, no coração da maior floresta em área contínua do mundo.

Inspirado nela, aliás, o projeto do estádio prevê a construção de uma estrutura metálica similar à de um cesto de palha típico da região, que protegerá a parte externa das arquibancadas. Todo o processo se encaixará nas normas de sustentabilidade, que devem deixar um importante legado à região e ainda preservar a diversidade da Floresta Amazônica.

As águas da chuva, por exemplo, serão armazenadas para uso posterior nos banheiros ou para airrigação do gramado. Já a luz solar, abundante nesta parte do país, deverá gerar energia limpa e renovável. Por fim, algumas paredes vegetais contribuirão para a redução dos gastos de energia e, sobretudo, para o controle da temperatura dentro do estádio.

A Arena Amazônia terá 42.377 lugares, restaurantes, estacionamento subterrâneo e um acesso por meio de um corredor de ônibus e monotrilho. Ela receberá quatro jogos de primeira fase da Copa do Mundo da FIFA 2014™ e servirá posteriormente como um grande pólo de atração turística para shows e eventos na região.
Fonte: FIFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário