terça-feira, 8 de abril de 2014

Em Roma, Rio apresenta avaliação da JMJ

Fonte: ArqRJ


Uma comissão da Arquidiocese do Rio de Janeiro, presidida pelo arcebispo Cardeal Orani João Tempesta, viaja a Roma para apresentar dados, a avaliação e os frutos da Jornada Mundial da Juventude de 2013 ao mundo.

A apresentação será realizada em umencontro com os representantes da Pastoral Juvenil de todo o mundo, convocado pelo Pontifício Conselho para os Leigos, do Vaticano. O objetivo da tradicional reunião é refletir sobre as Jornadas e preparar a próxima edição internacional, no caso a de 2016, em Cracóvia, na Polônia.


O evento acontecerá de 9 a 13 de abril. A organização espera a participação de cerca de 250 delegados das conferências episcopais de 90 países e de 45 comunidades, associações e movimentos juvenis católicos.

Segundo programação informada pelo dicastério, a conferência terá início na noite de 9 de abril, com a saudação introdutória do Cardeal Stanisław Ryłko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos.

O dia seguinte será inteiramente dedicado para a edição brasileira da JMJ, conduzido pelo Cardeal Tempesta e membros do Comitê Organizador Local (COL). A comitiva irá apresentar o caso organizacional e pastoral do evento, o seu impacto sobre a arquidiocese e os frutos nos jovens brasileiros, apresentados pela comitiva da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e do mundo. O encerramento do dia será com a celebração da Santa Missa em português, presidida por Dom Orani.

“Nenhuma cidade permanece a mesma depois de uma Jornada Mundial da Juventude. A JMJ leva não só entusiasmo juvenil, mas leva os jovens a anunciarem tempos novos. Ao apresentarmos a JMJ do Rio para os delegados do mundo inteiro, nós iremos agradecer também a todos eles pelo testemunho que deram em nossa cidade, pela missão que exerceram aqui em testemunhar a alegria e a fé em Jesus Cristo”, afirmou o cardeal, que recentemente foi nomeado membro do dicastério pelo Papa Francisco.

Cracóvia 2016

O Cardeal Stanisław Dziwisz, arcebispo de Cracóvia, abrirá os trabalhos do dia 11 com um discurso sobre o significado da JMJ para a diocese que sediará o evento de 26 a 31 julho de 2016. Em seguida, haverá uma introdução sobre a Igreja na Polônia, com especial atenção à Pastoral da Juventude. Será apresentado também o Comitê Organizador Local da Cracóvia e as primeiras informações sobre os projetos, ideias e dinâmicas pastorais e organizacionais do evento.

Juventude no mundo

No dia 12, os participantes poderão refletir juntos o tema: “A JMJ e sua integração na pastoral juvenil”. Dom Josef Clemens, secretário do Pontifício Conselho para os Leigos, falará sobre o compromisso da Igreja com os jovens, de João Paulo II ao Papa Francisco.

Por fim, no dia 13 de abril, os delegados participarão da Santa Missa do Domingo de Ramos presidida pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano, com a celebração diocesana da 29ª Jornada Mundial da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário