A Escola nasceu após o Concílio Vaticano II, diante da necessidade de oferecer uma formação teológica para leigos e professores de ensino religioso, e oferece atualmente três segmentos de formação: um curso por correspondência, um curso presencial e o Luz e Vida, que atende a catequistas e apresenta um conteúdo mais simplificado, visando uma formação básica pedagógica. Seus cursos por correspondênciapodem ser divididos em Sagrada Escritura (ou Bíblico), Teologia Dogmática e Moral, Liturgia e Sacramentos, História da Igreja, Patrologia, Doutrina Social da Igreja, Filosofia, Direito Canônico, Espiritualidade, etc. Quatro livros já foram lançados pela instituição. Até o final do ano, mais dois serão publicados.
Ao longo dos 50 anos, milhares de alunos foram formados pelas escolas da fé. As aulas presenciais do Mater Ecclesiae e Luz e Vida contam com cerca de 50 núcleos espalhados pela região metropolitana do Rio de Janeiro, o número de participantes nos núcleos varia de 20 a mais de 100 alunos. O curso por correspondência teve esse ano cerca de 300 inscritos.
A Escola Mater Ecclesiae está habilitada para a formação dos professores de ensino religioso nas escolas municipais e estaduais desde 2011, quando foi sancionada a Lei do Ensino Religioso no Estado.
Atualmente, as escolas de fé e catequese Mater Ecclesiae e Luz e Vida da Arquidiocese do Rio, estão sob a direção do bispo auxiliar, Dom Luiz Henrique da Silva Brito.
O escritório central fica localizado no Edifício João Paulo II da Cúria Metropolitana, onde funciona também a difusão dos Cursos por Correspondência.
Nos dias 2, 3 e 4 de maio haverá um retiro dentro da programação do jubileu de ouro. Mais informações na página www.materecclesiae.com.br, ou ainda por telefone (21) 2242-4552, e e-mail: materecclesiae@materecclesiae.com.br.
Fonte: A12/Mater Ecclesia
Nenhum comentário:
Postar um comentário