A Arquidiocese de Niterói convida os Católicos para participarem da Marcha pela paz, dia 10 de abril de 2014, às 17h.
Concentração em frente a câmara Municipal de Niteroi. Evento organizado pela prefeitura de Niterói.
Confira:
Nota do Jornal "O Globo" 04/04/2014
Em meio à crise na segurança pública, o prefeito Rodrigo Neves (PT) convocou na quinta-feira uma entrevista coletiva e propôs uma caminhada pela paz. Sem anunciar medidas efetivas, ele admitiu que as ações realizadas pelo estado e pelo município para tentar diminuir a criminalidade na cidade foram ineficazes. Políticos aliados prestigiaram o chamado do prefeito, mas, desta vez, representantes da Secretaria estadual de Segurança não estiveram presentes.
— Vamos parar a cidade por alguns minutos em defesa da tranquilidade dos cidadãos. Para dizer um “não’’ à violência e manifestar nosso desejo junto às entidades do estado — disse o prefeito, convocando uma passeata para a próxima quinta-feira, às 17h, saindo da Câmara Municipal.
Rodrigo ainda leu uma carta na qual pede ao secretario estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, a inclusão de Niterói noplanejamento de segurança pública dos eventos internacionais do Rio. Ele sugeriu o uso das Forças Armadas não só no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. Quando questionado que tipo de estratégia os governos estadual e federal deveriam adotar em Niterói, Rodrigo afirmou que “poderia ser algo de inteligência’’. Porém, na ocupação militar no Rio, as Forças Armadas estão patrulhando territórios e não fazendoserviços de inteligência, que estão a cargo da Polícia Civil.
— Vamos enviar a carta ao secretário reconhecendo algumas iniciativas importantes, mas solicitando novas medidas, como o aumento do efetivo policial. A ampliação que ocorreu nos últimos meses foi importante, mas insuficiente — disse Rodrigo.
O tom de cobrança contrastou com os sorrisos vistos num evento da semana passada. Durante a inauguração da sede da Companhia Destacada do Morro do Estado, Rodrigo fez uma série de elogios ao governador Sérgio Cabral e a Beltrame.
Entre as medidas citadas pelo prefeito (já anunciadas anteriormente) para contribuir com a segurança pública estão a contratação de 350 guardas municipais e a implantação de projetos sociais em comunidades, em parceria com sindicatos e lideranças religiosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário