terça-feira, 3 de junho de 2014

Campeonato Nacional de Arremesso de Celular alia diversão e reflexão sobre o descarte correto do lixo eletrônico



Quem nunca pensou em atirar seu celular longe em um momento de raiva? Fazendo uma brincadeira com isso e no intuito de chamar atenção em relação ao descarte correto do lixo eletrônico, assunto pouco discutido e que deverá ser um dos grandes problemas do mundo nos próximos anos, vem ai o Pitch Your Cell, um Campeonato Nacional de Arremesso de Celular. Servindo como pontapé inicial do Dia Mundial do Meio Ambiente (dia 5 de junho), a ação reunirá aproximadamente 400 participantes na Quinta da Boa Vista, no dia 31 de maio, às 9h. Ganhará quem jogar seu telefone mais longe. Os interessados deverão fazer suas inscrições gratuitamente no site do evento, através do link (http://www.pitchyourcell.com.br./#inscricao), até quinta-feira, dia 29. Cada um poderá levar quantos aparelhos quiser. Todos os celulares serão devidamente descartados no final da ação.

A inscrição de participação do Pitch Your Cell é gratuita e aberta para todas as idades. A competição será dividida em três categorias: Kids: (de 6 a 10 anos), Teens (de 11 a 17 anos) e Adults (a partir de 18 anos). Cada uma delas terá 1o, 2o e 3 olugares premiados com produtos que vão desde um celular e videogame até máquinas digitais e vale-presentes. O evento contará com uma pista de arremesso de 120m, juiz, locutor, DJ, brincadeiras lúdicas e sustentáveis, além de outras experiências preparadas para entreter o público presente.

Além da descontração, o Pitch Your Cell tem o objetivo de educar a população sobre o descarte certo do lixo eletrônico e alertar dos danos que a maneira incorreta pode causar como a contaminação de solos, água e propagação de doenças. Para Romulo Groisman, organizador do evento, a iniciativa servirá como um instrumento de conscientização tanto para as pessoas quanto para as autoridades em relação ao assunto: ‘’Não somos contra os aparelhos celulares, pelo contrário. Nossa ideia é levar, através de uma forma alegre e divertida, a real dimensão do problema para todos e fazer com que eles passem a conhecer a maneira correta na hora de se livrar dos celulares antigos, que acabam ficando esquecidos nas gavetas de casa´´, explica.

Desde 2000, anualmente acontece o Campeonato Mundial de Arremesso de Celular na Finlândia, realizado na cidade de Savonllina. No ano de 2012 foi estabelecido o novo recorde da competição. Um finlandês de 18 anos arremessou seu celular a uma distância de 101,46 metros.

O projeto é patrocinado pelo curso de idiomas IBEU, com apoio da Secretaria de Conservação da Prefeitura do Rio de Janeiro, Comlurb, ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), Silcon, Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido e Rádio Cidade, e conta com a realização da Agência A VERA!

Sobre os aparelhos de celular no Brasil e no mundo

O celular virou uma grande mania mundial. A ONU informou que até o fim de 2014, o planeta Terra vai ter quase o mesmo número de aparelhos que o de seres humanos. Serão quase 7 bilhões. No Brasil já são mais de um por habitante, somando 273 milhões. Segundo o relatório da ONU, o Brasil descarta anualmente 2,2 mil toneladas deles por ano, ficando somente atrás da China no ranking mundial. Muitos desses celulares antigos acabam jogados dentro de uma gaveta ou vão parar na lata do lixo.

PITCH YOUR CELL – CAMPEONATO NACIONAL DE ARREMESSO DE CELULAR

DATA: 31 de Maio

HORÁRIO: De 9h às 14h

LOCAL: Quinta da Boa Vista (Av. Pedro II – São Cristovão – Rio de Janeiro)

INSCRIÇÕES: Pelo site do evento www.pitchyourcell.com.br

* Necessário levar no dia da competição no mínimo um aparelho celular (recomendado levar o maior número possível de aparelhos).



Fonte: Approach - Comunicação Integrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário