segunda-feira, 7 de julho de 2014

Pela primeira vez na história do Vaticano, foi nomeada uma mulher à frente de uma universidade pontifícia em Roma

A Congregação para a Educação Católica nomeou como reitora da Pontifícia Universidade Antonianum (universidade dos franciscanos em Roma), a professora Mary Melone, decana da Faculdade de Teologia da mesma Universidade. Ela sucede o Professor Martín Carbajo Núñez e ficará na função durante o triênio 2014-2017.

A religiosa italiana Mary Melone, 50 anos, pertence ao Instituto das Irmãs Franciscanas Angelinas. Formada em pedagogia e com doutorado em teologia dogmática, ensina na Faculdade de Teologia do Antonianum.

O ateneu foi fundado pela Ordem dos Frades Menores em 1887. Depois da bênção da sede pelo Papa Leão XIII, em 1980, começou a funcionar efetivamente. Em 1933, o Papa Pio XI a oficializou com um decreto, dispondo que poderia conferir diplomas de bacharelado, mestrado e doutorado. Em 1938, o mesmo Papa Pio XI atribuiu o grau de “Ateneu Pontifício” e aprovou seus estatutos.

Em 2005, Papa João Paulo II concedeu o título de “Universidade Pontifícia” e os novos estatutos aprovados em 2008 pela Congregação para a Educação Católica, que os promulgou em 2009.

Atualmente, oferece cursos de Teologia, Ciências Bíblicas e Arqueologia (na sede de Jerusalém), Direito Canônico e Filosofia.
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário