quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Dom Fernando Guimarães é o novo Ordinário Militar do Brasil


Dom Fernando José Monteiro Guimarães, é recifense. Depois de estudar em Juiz de Fora e São João del Rei, completou o doutorado em Teologia Moral no Alfonsianum em Roma e o Mestrado em Direito Canônico na Universidade de Navarra, na Espanha. Foi ordenado padre em 1971. Trabalhou na Arquidiocese do Rio e na Cúria romana, desempenhando várias funções, até 2008. Perito, membro de várias Congregações, consultor e professor, Dom Fernando retornou a Pernambuco ao ser nomeado bispo de Garanhuns.
O Ordinariado Militar do Brasil é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil subordinada diretamente à Santa Sé, participa do Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A sé episcopal está na Catedral Militar Santa Maria dos Militares ‘Rainha da Paz’, na cidade de Brasília, no Distrito Federal.
O Ordinariado Militar do Brasil organiza e coordena os serviços de todas as capelanias militares católicas do Brasil.

Em nota a CNBB saúda novo arcebispo militar do Brasil: veja a mensagem abaixo

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB saúda Dom Fernando José Monteiro Guimarães pela sua nomeação como novo Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, com sede em Brasília (DF). O Papa Francisco o nomeou na manhã desta quarta-feira, 6 de agosto, transferindo-o do ofício de Bispo de Garanhuns (PE).

Dom Fernando Guimarães é natural de Recife (PE). É membro da Congregação do Santíssimo Redentor (CSSR). Foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI, em março de 2008 e, ordenado no mesmo ano, em Roma.

Seu lema episcopal, “O nosso coração ardia”, recorda o encontro de Jesus com os discípulos de Emaús e reaviva a certeza da presença do Senhor ao lado daqueles que Ele chama. Como pastores do Povo de Deus, “os bispos são arautos da fé que para Deus conduzem novos discípulos, [...] pregam ao povo a eles confiado a fé que se deve crer e aplicar na vida prática”, disse São João Paulo II (VS, 114).

Nesta ocasião, agradecemos a Dom Osvino José Both por sua dedicação intensa e profícua, nos últimos oito anos, ao Ordinariado Militar no Brasil. Fazemos votos de que esta nova fase de sua vida seja fecunda e de paz.

Na Festa da Transfiguração do Senhor, acompanhamos a Dom Fernando Guimarães com nossas orações, pedindo que o Espírito Santo o conduza nesta nova missão a serviço do Reino de Deus.

+ Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário geral da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário