quinta-feira, 25 de outubro de 2012

JMJ 2013 é tema de discussão na Associação Comercial do Rio de Janeiro

Representando o arcebispo metropolitano da cidade do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Roque Costa Souza, participou da reinauguração do auditório Ruy Barreto, realizada ontem (24) na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).
Durante a inauguração, dom Roque destacou que o setor privado tem papel fundamental para o bom desempenho da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento católico que acontece de 23 a 28 de julho na capital carioca e promete trazer mais de dois milhões de turistas à cidade. “Esse evento envolve todos os segmentos da sociedade e precisamos que todos colaborem com ideias, críticas e sugestões. Faltam poucos meses para a jornada e precisamos que todos os setores estejam alertados e preparados para a Jornada Mundial da Juventude”, disse ele.
Dom Roque também informou que o local da principal missa com o Papa Bento XVI durante a jornada ainda está indefinido, após o governo federal vetar a Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste, que já tinha sido anunciada como parte do roteiro.
>> Abertas inscrições na Jornada Mundial da Juventude 2013
Para o presidente da ACRJ e integrante do Comitê Organizador da JMJ, Antenor Barros Leal, anfitrião do evento, o Rio de Janeiro viverá um momento importante de multiplicação de negócios. “Imaginem o que será a Jornada Mundial da Juventude com o consumo de dois milhões de jovens durante quase dez dias. Só do Peru já estão confirmados 1milhão e 200 mil ônibus. A cidade vai sofrer um grande teste de sua capacidade de receber pessoas. Oempresariado todo, comércio de roupas, de alimentos, hotéis, pensões, deverá prestar a essas pessoas assistência, bons serviços, e a simpatia carioca. Vai ser um momento importante e um momento próspero para a cidade”, afirmou o presidente da ACRJ.
Duda Magalhães, diretor geral da Dream Factory, empresa que presta assessoria para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, apresentou palestra sobre a importância da JMJ para a capital fluminense. De acordo com ele, o Rio de Janeiro tem condições hoje de se preparar e fazer a maior Jornada de todos os tempos, em termos de qualidade para o peregrino, de mobilidade urbana e de qualidade de vida para aqueles que estão na cidade.
Foyer Dr. Wilson Lemos de Moraes
A cerimônia contou também com a inauguração do foyer Dr. Wilson Lemos de Moraes. Oempresário, marido da Benemérita da Casa de Mauá, Maria de Lourdes Teixeira de Moraes, faleceu em 2010. Muito emocionada, a benemérita esteve presente durante toda a solenidade recebendo os cumprimentos dos convidados. Seu filho, Wilson Lemos de Moraes Junior, também participou.
Estátua Barão de Mauá
A estátua centenária de Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, pioneiro das estradas de ferro no Brasil e patrono da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), esculpida em bronze por Rodolfo Bernadelli, professor da antiga Imperial Academia de Belas Artes, em 1910, foi inaugurada em frente à ACRJ, também conhecida por Casa de Mauá. A ideia foi do presidente da instituição, Antenor Barros Leal.
O secretário municipal de Conservação do Rio, Carlos Roberto Osório, e descendentes do Barão também participaram. A estátua foi retirada da Praça Mauá em outubro do ano passado para as obras do Porto Maravilha e, desde então, estava guardada em um depósito da Prefeitura. “Inaugurar essa estátua foi a redenção. A Casa é a Casa de Mauá. Isso significa que o dono tem que estar nela. O Barão foi o maior empresário do país. Ele instaurou aqui a capacidade da iniciativa privada, ajudando o governo e dando destino aos recursos do país. Então é uma grande satisfação trazer a estátua para cá”, finalizou o secretário.
Fonte:http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário