quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Novo ecônomo assume a Arquidiocese de Niterói


Na manhã desta terça-feira, dia 16 de outubro, às 09 horas, no salão da Cúria Metropolitana de Niterói, o Arcebispo Dom José Francisco presidiu a celebração de posse canônica do novo ecônomo da Arquidiocese de Niterói, padre Marcos André Rocha Gameiro. A celebração foi transmitida pela rádio Anunciadora.
Dom José Francisco iniciou à celebração acolhendo os presentes e os ouvintes da web rádio Anunciadora. Dirigindo-se ao padre Marcos André, lembrou que a administração dos bens da Igreja é tarefa complexa e exigente, mas é importante missão eclesial.
Ao final da celebração o chanceler da Cúria, padre Demétrio, fez a leitura da provisão. Conforme as normas canônicas: “De acordo com Código de Direito Canônico compete ao Ecônomo as seguintes atribuições verificadas no número 494: § 1. O ecônomo é constituído para administrar os bens da Diocese: § 2. O ecônomo seja nomeado por um quinquênio, mas, passado esse tempo, pode ser nomeado para outros quinquênios [...]; § 3. Compete ao ecônomo, de acordo com o modo determinado pelo conselho econômico, administrar os bens da diocese sob a autoridade do Bispo e com as receitas da diocese fazer as despesas ordenadas legitimamente pelo Bispo ou por outros por ele designados; § 4. No fim do ano, o ecônomo deve prestar contas das receitas e despesas ao conselho econômico.”
O Padre Marcos André fez a profissão de fé e o juramento de fidelidade. Procedeu-se à leitura da ata e, ao final, o novo ecônomo dirigiu sua palavra aos presentes. Agradeceu o trabalho competente do que o precedeu na função, pediu a ajuda de todos e lembrou o quanto o seu antecessor, diácono Arley, o ensinou e que sem dúvida o ajudará nessa nova função.
O Padre lembrou ainda que seu propósito é conduzir a administração da Arquidiocese em comunhão com os padres e funcionários, em obediência a palavra do pastor da Arquidiocese de Niterói, a quem agradeceu a confiança e a orientação sábia e segura. Disse também que, não trabalhará sozinho, pois precisa da ajuda de todos. E dirigindo aos funcionários lembrou como é bom trabalhar onde Deus se faz presente e pediu para que todos caminhem em unidade.
Dom José formulou votos de bons trabalhos ao novo ecônomo e agradeceu a presença de todos. Após a bênção, houve um momento de confraternização.
Breve história
Padre Marcos André é graduado em Filosofia e Teologia na Faculdade São Bento do Rio de Janeiro e já conta com algumas experiências junto a Arquidiocese quando em 2008 foi secretário do antigo arcebispo Dom Alano Maria Pena, vice-chanceler, chanceler, vigário paroquial da Paróquia São Judas Tadeu em Icaraí. Depois foi transferido para Rio Bonito e eleito Pároco da Igreja São João Batista – Praça Cruzeiro – Rio Bonito, Juiz instrutor do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Niterói e por ultimo, Vigário Episcopal para o Vicariato Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário