segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Abertura do II Encontro Preparatório: A caminho da JMJ Rio2013

Na festa solene de Cristo Rei do Universo, 206 representantes de 75 países de todas as partes do mundo, se reuniram na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no centro do Rio de Janeiro, para a missa de abertura do II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013.
 “A providência nos conduziu a essa data, por um lado agradecemos a Deus por todos os dons todas as graças neste ano e por outro lado estaremos esta semana vendo as perspectivas para o próximo, que nos trará a Jornada”, disse o arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani João Tempesta, que presidiu a cerimônia.
Concelebraram o Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do PCL, Monsenhor Joseph Clemens, secretário do PCL e o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, junto aos demais bispos e sacerdotes presentes.
Os delegados internacionais participarão de uma série de atividades e painéis sobre a sobre os preparativos do encontro do PapaBento XVI, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro.  
Ao falar da importância desse encontro, pouco antes da missa, Cardeal Rylko, ressaltou que este encontro, para muitos dos delegados, será o primeiro contato com a cidade do Rio de Janeiro. “Tenho certeza que dará a eles mais entusiasmo de empenhar-se ainda mais para animar os jovens de todos os continentes para que digam ‘sim, vou ao Rio’”, disse.
Sob o Senhorio de Jesus
“Creio que o contexto dessa festa solene nos indica também a missão da JMJ”, destacou Dom Orani durante a homilia ao falar do papel dos jovens, chamados a ser sinal de presença e de transformação no mundo e “da missão primeira de deixar que em suas mentes, vida e coração haja o reinado de Jesus”.
Para Dom Orani é a “esperança que nos move e que nos faz enxergar além do horizonte” e “junto com o nosso trabalho, Senhor também realizará maravilhas no coração dos jovens”.
O arcebispo destacou ainda o papel e a importância do leigo no mundo, recordado neste domingo pela Igreja no Brasil.
 “O Senhor, que realizou maravilhas na vida de Maria, também realizará maravilhas nas vidas dos jovens durante a JMJ”, disse Dom Orani, ao pedir a intercessão da Mãe, na Igreja dedicada à ela, antiga catedral do Rio de Janeiro.
O Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’Aniello, saudou os presentes e falou da alegria de participar no Brasil da preparação para a Jornada e assegurou a dedicação e o empenho de toda a Arquidiocese do Rio em acolher da melhor forma possível os jovens no próximo ano.
Ao final da celebração Dom Orani recebeu uma carta dos pais de Chiara Luce Badano. Maria Teresa e Ruggero Badano falaram na carta da alegria de sua filha ter sido escolhida entre os intercessores da JMJ Rio2013. "Somos gratos pela decisão", escreveram.
"Acreditamos que, de alguma forma, Chiara vai operar para proteger e sustentar a multidão de jovens que virão ao Rio em julho do próximo ano. Essa escolha nos alegra, não por orgulho familiar, mas esperamos que poderá contribuir para tantos jovens darem um sentido mais completo a suas vidas. A Chiara saberá inspirar jovens de sua idade. Ela sempre repetia: 'Temos apenas uma vida e vale a pena gastá-la bem'. Estamos em comunhão nestas etapas preparatórias para a JMJ Rio2013", afirmaram.
Fonte;JMJRIO2013
Gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário