quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Londres - Rio de Janeiro: 100 Dias de Paz

Concluiu-se na semana passada, em Londres, Inglaterra, a iniciativa “100 Dias de Paz”, criada pela Comissão Justiça e Paz da Conferência Episcopal da Inglaterra e do País de Gales. Este evento teve início 50 dias antes dos Jogos Olímpicos de Londres, no dia 8 de junho, e se concluiu 50 dias depois, no dia 28 de outubro, com uma grande celebração e com a presença de uma delegação do Rio de Janeiro, que, como sede das próximas Olimpíadas, recebeu o legado de Paz.
100-days-of-peaceSobre esta iniciativa o capelão brasileiro em Londres, padre Vanderley Oliveira, falou com a Rádio Vaticano. “O projeto 100 Dias de Paz foi uma iniciativa da Igreja Católica na Inglaterra, para que durante o período dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, a Igreja rezasse pela paz, lembrando-se da trégua que foi estabelecida nas primeiras Olimpíadas, ou seja, que durante os Jogos não acontecesse nenhum tipo de conflito, guerra e coisas do gênero. Envolveu-se as escolas, principalmente, e os parques durante o verão. Esse trabalho produziu também uma Cruz chamada ‘Cruz Olímpica’, que ficou em um dos acampamento de uma comunidade católica, vizinho do Parque Olímpico, durante os Jogos. Todas essas atividades geraram o que eles chamam de ‘Legado de Paz’, que a Igreja quer passar para os países-sede das Olimpíadas nos próximos anos”, explicou o capelão.
A cerimônia de conclusão do projeto foi promovida pela Capelania Brasileira, pelo fato de que os próximos Jogos serão no Rio de Janeiro.
“Nós, juntamente em parceria com a Comissão Justiça e Paz da Conferência Episcopal da Inglaterra e do País de Gales preparamos uma celebração solene na Catedral da arquidiocese de Southwark. Do Rio de Janeiro vieram o bispo auxiliar da arquidiocese, dom Luis Henrique de Brito, e o padre Leandro Lenin, que gostaria de envolver este projeto na Jornada Mundial da Juventude. A missa foi presidida pelo bispo de Southwark, dom Peter Smith, e todas as comunidades da capelania brasileira estavam presentes. No final, houve a passagem dos símbolos, que são uma Cruz, chamada ‘Cruz Olímpica’, que agora deve percorrer os países que sediarão as próximas Olimpíadas, e um Ícone da Paz. Esses símbolos deverão ficar no Rio de Janeiro até os próximos Jogos Olímpicos e depois serão passados para a próxima sede”, completou o capelão Vanderley Oliveira.
Fonte; CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário