quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Papa saúda brasileiros e participantes do 2º Simpósio sobre o pensamento de “Joseph Ratzinger”

O Papa Bento XVI saudou, no final da Catequese desta quarta-feira, 7 de novembro, os peregrinos de língua portuguesa. Na saudação, o Pontífice fez referência ao 2º Simpósio sobre o pensamento de “Joseph Ratzinger”, intitulado “Humanização e Sentido da Vida”, que já recebeu a adesão de mais de 90 Universidades e será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).

— O homem traz dentro de si um misterioso desejo de Deus. E, embora muitos dos nossos contemporâneos possam objetar que não sentem tal desejo, este não desapareceu completamente do seu coração. Na verdade, por detrás dos mais diversos desejos que o movem, esconde-se um desejo fundamental, que nunca está plenamente saciado. O homem conhece bem aquilo que não o sacia, mas não pode imaginar nem definir o que lhe faria experimentar aquela felicidade de que sente nostalgia no coração. O homem é um “mendigo de Deus” e só em Deus encontra a verdade e a felicidade que procura sem descanso. Por isso, não se trata de sufocar o desejo que está no coração do homem mas de o libertar, a fim de que possa alcançar a sua verdadeira altura. (...) Saúdo os Reitores, Professores, Autoridades e estudantes das diversas Universidades que amanhã, no Rio de Janeiro, começam o Simpósio sobre “Humanização e Sentido da Vida”. Em um mundo em rápida mudança, é preciso ajudar o homem a descobrir, juntamente com o sentido da vida, a própria arte de viver. Faço votos de que os trabalhos destes dias mostrem como a razão, iluminada pela fé, é capaz de alargar o seu horizonte para enfrentar, com alegria, os grandes desafios da vida, afirmou Bento XVI.

O evento é organizado pela PUC-Rio, pela Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger – Benedetto XVI e pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Em seu artigo intitulado “II Simpósio sobre o pensamento de Joseph Ratzinger”, publicado no Portal da Arquidiocese em 06/11/2012, o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, recordou que "Bento XVI vem amiudando e aprofundando o diálogo com os jovens" e que a Universidade, com esse encontro, irá proporcionar ao mundo acadêmico importantes reflexões:
"Este momento que a Igreja vive, na convergência de tantos propósitos, motivou os organizadores do Simpósio a refletirem sobre o pensamento do Papa como forma de diálogo com os jovens a respeito da fé. Assim é que a PUC-Rio, em parceria com a Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger - Benedetto XVI e a Arquidiocese do Rio de Janeiro, trouxe à nossa cidade este evento, em comemoração aos 40 anos do seu Departamento de Teologia. Quando me refiro ao momento em que a Igreja vive, sem dúvida devemos reconhecer que ele é, em grande parte, fruto da inspiração e da iniciativa do nosso atual Papa. Bento XVI vem amiudando e aprofundando o diálogo com os jovens, e este Simpósio, promovido pela PUC-Rio, descortina à nova geração do mundo acadêmico alguns pontos importantes das suas reflexões", ressaltou Dom Orani no artigo.

O Arcebispo do Rio considera o Simpósio uma excelente oportunidade para se conhecer melhor o grande tesouro que o pensamento de Joseph Ratzinger representa para a Igreja e o mundo.

— O encontro pretende apresentar o pensamento de Joseph Ratzinger enquanto teólogo, sua interpretação do dado revelado, sua visão do mundo e o diálogo com a cultura atual. Essa interpretação, por sua vez, enquanto autêntica reflexão sobre a verdade, fornece à sua atuação no Magistério da Igreja a solidez e a argúcia de espírito que caracterizam os documentos do seu pontificado. Não se pode esquecer, também, a conotação mística que permeia suas reflexões, ao lembrar que tudo parte de Cristo e a Ele retorna, como fonte e arremate de nossa vida e missão. (...) Felizmente, nós temos Bento XVI como Supremo Pastor da Igreja, que nos guia e ensina, em nome de Jesus Cristo, concluiu.

Dia 8 de novembro – Quinta-feira
7h – Acolhida, credenciamento e café de abertura

8h30min – Cerimônia de abertura do Simpósio

9h30min – Conferência: Humanização e Sentido da vida ministrada pelo Excº Dom Orani João Tempesta, Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e Grão-chanceler da PUC-Rio e Prof. Mário de França Miranda, da PUC-Rio.

10h30min – Intervalo

11h – Mesa: Igreja e Política (Excº Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil); Ética e Economia em Joseph Ratzinger (Prof. Marcílio Marques Moreira, ex-ministro da Economia, Fazenda e Planejamento do Brasil); Ratzinger, um pensador atual (Acadêmico Luiz Paulo Horta da Academia Brasileira de Letras).

12h30min – Almoço

14h30min – Comunicações

17h30min – Intervalo

18h – Recital

19h – Coquetel

Dia 09 de novembro – Sexta-feira
8h – Acolhida

9h – Mesa: O ser humano diante do sentido último da realidade (Prof. Luis Romera , Università Pontificia della Santa Croce) e A fé e o sentido da existência ( Excº Prof. Dr. Dom Paulo Cezar Costa, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro)

10h30min – Intervalo

10h50min – Apresentação : Prof. Mariusz Kucinski do Centrum Studiów Ratzingera de Bydgoszcz (Polônia)

11h20min – Mesa de encerramento : Excº Dom Orani João Tempesta, Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e Grão-chanceler da PUC-Rio; Excº Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil e Mons. Giuseppe A. Scotti da Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger/Benedetto XVI

Mais informações através do site: www.simposiopucrio.teo.br.

* Fonte e foto: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário