quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Recife sediou 4º Encontro Nacional de Movimentos, Associações e Novas Comunidades

RecifeLaicato2012a
Um evento que reuniu as diferentes formas de organização do laicato do Brasil. Foi assim o 4º Encontro Nacional de Movimentos, Associações e Novas Comunidades, realizado de 2 a 4 de novembro, em Recife (PE). O evento foi realizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, em parceria com as comissões de Juventude, Ministérios Ordenados e Vida Consagrada e o Setor Universidades da CNBB.
Participaram do Encontro 280 pessoas, a maior parte leigos e leigas, além de religiosos, presbíteros e 10 bispos. O evento teve ainda o apoio do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). “A cada ano, temos percebido como este evento está crescendo, acolhendo novas formas de organização do laicato”, avalia Laudelino dos Santos, presidente do CNLB, que apresentou uma palestra sobre o Concílio Vaticano II e o Laicato.
A programação incluiu ricos momentos de partilha, que evidenciaram a riqueza e a diversidade da organização do laicato brasileiro. A missa de encerramento foi presidida por dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB. Na homilia, ele destacou o testemunho de unidade e diversidade presente na Igreja.
Durante o evento, os participantes avaliaram o trabalho da Comissão junto às diversas expressões laicais, em parceria com o CNLB. Foi ainda apontada a necessidade de se realizar parcerias em atividades com outras Comissões da CNBB, bem como a busca de diálogo para maior aceitação das diversas expressões laicais nas bases da Igreja.
Também ficou definida a ampliação da equipe junto ao Setor Leigos da CNBB, que deve integrar representantes das associações nascidas dos carismas das Congregações Religiosas e das Novas Comunidades. Para o ano de 2013, está prevista uma reunião com os dirigentes de Movimentos, Associações e Serviços Eclesiais no mês de abril. Já em agosto, será realizado um seminário com as Novas Comunidades. Em breve, um livro deverá ser publicado com os subsídios e demais encaminhamentos do Encontro
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário