segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dom Filipe assume o Mosteiro de São Bento

domfilipe
Dom Filipe da Silva, 50 anos, é o novo abade da Abadia de Nossa Senhora do Monserrate do Rio de Janeiro (Mosteiro de São Bento).
Presidida pelo abade-presidente da Congregação Beneditina do Brasil, de Salvador (BA), Dom Emanuel d’Able do Amaral, a celebração de entronização foi realizada na manhã de sábado, 1º de dezembro, na Igreja abacial do Mosteiro de São Bento.
Entre os presentes, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e o então prior administrador, Dom Henrique de Gouvêa Coelho, que governou o Mosteiro desde a sua vacância, em 7 de agosto de 2010.
Integraram o rito de posse, o beijo no crucifixo, a profissão de fé, o juramento de fidelidade e o recebimento da mitra e do báculo. Ainda, a leitura do decreto de nomeação como 87º na sucessão abacial, assinado em 3 de novembro pelo Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, com sede no Vaticano.
Em sua saudação ao novo Abade, Dom Orani disse: “Esta Abadia tem um lugar importante na história do Brasil e, em especial, desta cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Nossa Arquidiocese se alegra com o sinal que ele é para toda esta sociedade. Necessitamos – e muito – deste testemunho de vida de oração e trabalho em um ambiente de paz, alicerçado na lectio divina, que refulja como uma luz para todos os quadrantes destas terras. Vossa Paternidade que já conhece esta comunidade monástica e tem já experiência da missão abacial, com certeza, terá aqui um povo que, unido aos monges, intercederá sempre pela sua missão.”
Nos últimos seis anos, desde o dia 22 de agosto de 2006, Dom Filipe exercia o oficio de abade do Mosteiro de São Bento, em Olinda, no Estado de Pernambuco, além de ser o primeiro assistente do abade presidente da Congregação Beneditina do Brasil.
Fonte e foto: íntegra Rádio Vaticano

Fonte; SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário